Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti lança o livro “A herança de Apolo”

Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti lança o livro “A herança de Apolo”

 

O Acadêmico, diplomata e poeta Geraldo Holanda Cavalcanti, quinto ocupante da Cadeira nº 29 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 2 de junho de 2010, na sucessão de José Mindlin – e recebido em 18 de outubro pelo Acadêmico Eduardo Portella – lançou, pela Editora Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record), o livro "A herança de Apolo", no qual apresenta seus mais de 50 anos de reflexões sobre a prática poética. O evento aconteceu no dia 16 de abril, terça-feira, às 19 horas, na Livraria Travessa, Shopping Leblon, loja 205 A (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon).

O também Acadêmico Marco Lucchesi, professor, romancista, poeta e tradutor, afirma, em sua apresentação: “É um livro raro, que prende o leitor, pela alta qualidade, pelo ritmo da prosa e pela transparência. Mas não se limita a uma cartografia lírica. É antes um hino a Apolo, quase um poema em prosa, involuntário quase, um GPS para os que se movem no universo em expansão do campo literário. Volto agora para a sua poesia, relendo-a a partir deste Apolo cheio de desafios”.

No livro, o autor faz uma junção de anotações, citações e ponderações sobre poesia lidas e também ideias oriundas de textos sobre o tema. Segundo seus editores, Geraldo Holanda Cavalcanti pensa a poesia, o poeta e o poema. Sem a intenção de escrever um ensaio, o autor afirma que o texto é o resultado de mais de cinquenta anos de leitura de poesia ou sobre poesia, notas e citações armazenadas que agora estão reunidas: “Com a angústia de quem não quer jogar fora o que penosamente reuniu durante toda uma vida, pensei em recompilar as notas e citações tematicamente, na esperança, ou com a ilusão, de que talvez pudessem proporcionar a algum leitor advertido, pelo menos em parte, meu prazer de transcrevê-las”.

Saiba mais

Diplomata de carreira, Geraldo Holanda Cavalcanti foi Embaixador junto à Unesco, ao Governo do México e à União Europeia. Posteriormente, foi eleito Secretário-Geral da União Latina, organismo internacional destinado à promoção das línguas e dos valores culturais dos países de expressão latina, sediado em Paris. Em 2001, de regresso ao Brasil, foi eleito para o PEN Clube do Brasil, do qual se tornou presidente em 2003, e para a ABL, da qual é, atualmente, Secretário-Geral.

Além de poeta (Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores, por Poesia Reunida), e tradutor de poesia (Premio Internazionale Eugenio Montale, da Itália, por suas traduções do poeta italiano; Prêmio Paulo Rónai, da Fundação Biblioteca Nacional, pelas traduções do poeta italiano Salvatore Quasimodo; e Prêmio de Tradução da Academia Brasileira de Letras, por sua tradução e seu ensaio sobre O Cântico dos Cânticos), é contista (finalista do Prêmio Jabuti, com Encontro em Ouro Preto) e memorialista (As desventuras da Graça).

Assuntos relacionados

Serviço
Lançamento: dia 16 de abril de 2013, a partir das 19 horas
Local: Livraria Travessa, Shopping Leblon, loja 205 A
Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon
Editora Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record)
462 páginas
Preço: R$ 59,90

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

12/4/2013

12/04/2013 - Atualizada em 11/04/2013