Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti lança “O Livro das Origens”

Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti lança “O Livro das Origens”

 

O Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti acaba de lançar seu novo livro, “O Livro das Origens: Uma Leitura Descomprometida do Gênesis”, pela Editora Ateliê Editorial. A obra busca ser uma leitura imparcial do Gênesis da Bíblia cristã. O texto bíblico é analisado, na medida do possível, como narrativa autorreferente, livre da carga exegética de natureza semântica, sectária, erudita ou confessional. O leitor terá a atenção chamada a todo instante para a literalidade da narração, com suas incoerências e contradições.

Documento literário histórico, o Gênesis terá sofrido a irremediável influência de mitos e de textos literários religiosos de civilizações a ele anteriores ou dele coetâneos. O presente texto detém-se constantemente nesse aspecto intercultural e literário.

“O Livro das Origens: Uma Leitura Descomprometida do Gênesis” já está disponível e pode ser encontrado em: https://www.atelie.com.br/livro/livro-das-origens-o/

Sobre o Acadêmico

Sexto ocupante da Cadeira n.º 29, Geraldo Holanda Cavalcanti foi eleito no dia 2 de junho de 2010, na sucessão do Acadêmico José Mindlin, e recebido no dia 18 de outubro de 2010, pelo Acadêmico Eduardo Portella. Presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2014 e 2015. Trabalha no serviço diplomático desde 1954 e em 1978 é designado Embaixador junto à UNESCO. Nessa qualidade, chefiou um número considerável de Delegações a Conferências e reuniões de caráter internacional. Recebeu diversas condecorações no Brasil e no exterior, como a  Grã-Cruz na Ordem do Rio Branco, a Comenda da Ordem do Mérito dos Caetés, Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Alemanha; da Ordem da Águia Asteca do México, da Ordem Acadêmica do Direito, da Cultura e da Paz, do México, da Ordem Francisco de Miranda da Venezuela e da Ordem ao Mérito por Serviços Distinguidos, do Peru. Publicou e traduziu vários livros de poesias, assim como ensaios, memórias e contos.

09/03/2021