A Acadêmica e escritora Zélia Gattai, sexta ocupante da Cadeira 23 da ABL, foi homenageada em Roma pela passagem de seu centenário de nascimento (2 de julho de 1916), com conferência que analisou sua vida e sua obra, no dia 30 de maio, segunda-feira, às 16 horas (hora local), no Auditorium do Centro Cultural da Embaixada do Brasil naquela cidade, no Palazzo Pamphili de piazza Navona.
Participaram da conferência a Diretora do Centro Cultural Brasil-Itália, Daniela Dornelas Cavalcanti, Luiz Felipe Czarnobai (Adido cultural da Embaixada do Brasil na Itália), Antonella Rita Roscilli (Brasilianista, tradutora, escritora e biógrafa de Zélia Gattai), Germano Panettieri (Diretor da Editora Nova Delphi); Giorgio De Marchis (Professor de Língua e Literatura brasileira na Università Roma Tre).
A seguir, foi lançado o livro da Acadêmica Memoriale Dell’Amore, pela primeira vez em versão italiana e traduzido por A. R. Roscilli. Estavam previstas na homenagem a presença do Embaixador do Brasil na Itália, Ricardo Neiva Tavares, do recém-eleito Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e do deputado italiano Fabio Porta.
Após a conferência, o público assistiu a alguns trechos da minissérie "Anarquistas Graças a Deus", que nasceu da primeira obra de Zélia Gattai, (sobre a imigração italiana no Brasil e que conta também sobre sua infância). A homenagem terminou com um coquetel e um show: músicas de Dorival Caymmi com o grupo Samba da Benção (Pierpaolo Ciocia, cavaquinho e voz, Vinicius Braz, percussão e voz, Salvio Baracho, percussão e voz e Paulo Valentim, violão e voz).
25/05/2016