A Academia Brasileira de Letras conferiu o Prêmio Machado de Assis de 2021 ao escritor Ruy Castro, pelo conjunto de sua obra. A decisão foi adotada pelos Acadêmicos na reunião ordinária da ABL, nesta quinta-feira, dia 28 de outubro.
Ruy Castro nasceu em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica, sobre o samba-canção, a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro.
Nas palavras do Presidente Marco Lucchesi, "Ruy Castro é um escritor de alta qualidade literária, biógrafo consolidado que permitiu o redesenho de grandes figuras de nossa história e de nossa literatura. Um escritor de múltiplas facetas, forte sensibilidade, marcado por um sentimento lírico que não abandona jamais a dimensão crítica."
O Prêmio Machado de Assis
Criado pela ABL em 1941, o Prêmio Machado de Assis é entregue a autores que se destacam pelo conjunto de sua obra. Os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia, conhecidos como imortais. A nova edição do prêmio conta com patrocínio da Light.
Mais informações sobre a história das premiações da Academia podem ser encontradas na página sobre prêmios do portal.
28/10/2021