Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras promove lançamento do livro do Acadêmico Carlos Nejar

Academia Brasileira de Letras promove lançamento do livro do Acadêmico Carlos Nejar

 

Na última quinta-feira, dia 11 de maio, ocorreu o lançamento, na sede da Academia Brasileira de Letras, do livro que celebra a obra de um dos mais importantes escritores brasileiros de sua geração: o Acadêmico Carlos Nejar.
 
O evento contou com a apresentação dos autores, a participação musical de Natália Assunção e uma sessão de autógrafos realizada por Carlos Nejar.

Intitulada “Carlos Nejar e o Sagrado - Aspectos Literários, Espirituais e Proféticos”, organizada por Kenner Terra e Davi Lago e publicada pela editora Recriar, a obra destaca a riqueza e a profundidade da poesia do Poeta do Pampa, que ao longo de sua carreira publicou mais de 70 livros, entre poesia, ensaio, conto, crítica literária e literatura infantojuvenil.

Nejar é reconhecido pelo seu vocabulário singular e pelo uso hábil de figuras de linguagem, que envolvem o leitor em uma viagem pelas paisagens da Região Sul do Brasil e pelas nuances e histórias narradas pelo autor. Por isso, o escritor acumula prêmios e condecorações, como o Prêmio Jabuti de Poesia em 1980 e em 2003 e a Ordem do Mérito Cultural entregue pelo Ministério da Cultura do Brasil em 2012. O poeta também foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel de Literatura pela Academia Brasileira de Letras.
 
A publicação de Kenner Terra e Davi Lago é uma homenagem à obra de Carlos Nejar  e um convite para uma nova geração de leitores encantar-se com sua poesia.

- Eu não sei o que me resta aos 84 anos, mas o rio continua correndo. Penso que este ato, talvez na história dessa casa, é o primeiro momento do sagrado. Eu abraço vocês com a palavra, que é maior do que eu. A palavra busca em certo sentido a perfeição, a mais plausível. Nós caminhamos no espírito, no exercício de fé da palavra. E essa é a casa da palavra - destacou o Acadêmico.

11/05/2023