A Academia Brasileira de Letras é a patrona da Biblioteca Parque de Manguinhos, inaugurada nesta quinta-feira, dia 29 de abril, com a presença de seu Presidente, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça. A ABL dará apoio constante à nova biblioteca com doação de livros, consultoria na aquisição de novos títulos – para atualização do acervo – e orientação sobre a programação de seminários.
Com mais de 2,3 mil metros quadrados e o investimento de R$ 8.680.000,00, a biblioteca, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e a Fundação Biblioteca Nacional, atenderá 16 comunidades da Zona Norte, cuja população é de 100 mil habitantes aproximadamente. Estiveram presentes na inauguração, além de Vilaça, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, a Secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, entre outras autoridades.
“De todos é conhecida a sentença de que um país se faz com homens e livros. Uma escola, uma biblioteca, professores, alunos, editores, leitores, todos devem estar comprometidos com uma política de leitura. A Academia se solidariza com os governantes preocupados com a educação e a cultura. Seja bem-vinda uma nova biblioteca. O povo merece esse tipo de atenção”, afirmou Marcos Vinicios Vilaça.
A importância da participação da ABL para nova biblioteca ficou evidente no texto da placa de inauguração: “No dia 29 de abril, sob a benção da Academia Brasileira de Letras, foi inaugurada esta biblioteca, semente de um novo tempo para o Rio de Janeiro”.
A Biblioteca Parque de Manguinhos oferece acesso imediato à informação, inclusão e transformação social. Conta com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, cineteatro, cafeteria, acesso livre à Internet, rede sem fio (wi-fi) e uma sala denominada “Meu Bairro” para reuniões das comunidades. Além disso, haverá leitura, cursos, oficinas, estágios, intercâmbios e atividades dedicadas às crianças e jovens.
30/4/2010
30/04/2010 - Atualizada em 29/04/2010