Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras marca presença na Festa da Literatura de Cordel, no Ceará

Academia Brasileira de Letras marca presença na Festa da Literatura de Cordel, no Ceará

 

Uma celebração da cultura popular nordestina. Essa é a proposta da Festa da Literatura de Cordel (FLIC), que será realizada em Fortaleza nos dias 26 e 27 de outubro. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Academia Brasileira de Letras e o Sebrae/CE, busca enfatizar a importância da difusão da literatura de Cordel. O Acadêmico e escritor Antônio Torres irá participar da mesa de abertura na quinta-feira (26), pela manhã. Já na sexta-feira (27), às 19h30, será realizado o lançamento da Revista da Academia Brasileira de Letras – Cordel em Foco na sede da Academia Cearense de Letras.

Além de painéis de debates com especialistas, o evento contará com apresentações de poetas, cantorias, sarau, oficinas, exibição de vídeos e documentários relacionados ao tema. A programação ainda inclui a Feira Popular, que terá exposição de cordéis e seus autores. As atrações serão distribuídas nos espaços do Sebrae/CE, Academia Cearense de Letras (ACL), Estação das Artes e na Kuya – Centro de Design do Ceará e irão abordar o gênero literário em seus diversos aspectos, como a tradição da oralidade, a educação e a geração de negócios na Economia Criativa.

Parceria Sebrae/CE e ABL

A realização da FLIC faz parte das ações do acordo de cooperação técnica celebrado entre Sebrae/CE e Academia Brasileira de Letras (ABL) em outubro do ano passado. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento do ecossistema socioprodutivo e cultural da literatura de cordel na região Nordeste. A parceria prevê o desenvolvimento de estudos, pesquisas, publicações e eventos relacionados ao ecossistema produtivo da Literatura de Cordel, substancializados nas questões alusivas ao patrimônio cultural e economia dos nove estados nordestinos. Ela está inserida dentro do contexto do projeto de Economia Criativa do Sebrae na região Nordeste, que visa apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios criativos na região. A FLIC conta com o apoio da Academia Cearense de Letras (ACL), do SESC e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, do Instituto Mirante de Cultura e Arte, da Estação das Artes, da Kuya – Centro de Design do Ceará e do Mercado Alimenta CE. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link: https://www.sympla.com.br/evento/i-flic-festa-da-literatura-de-cordel/2191316.

A PROGRAMAÇÃO

A abertura da festa literária será realizada no dia 26, a partir das 9 horas, no auditório do Sebrae/CE, com a apresentação do documentário “FLIC – Inovações e intercruzamentos presentes na cultura popular, comunicação e identidade nordestinas”.

No mesmo local, também serão realizados os painéis “Cordel e Identidade Poética Feminina”, “Cordel e Educação”, “Cordel e Oralidade: O Berço da Alfabetização Poética” e “A Riqueza do Cordel – Um Olhar para a Economia Criativa”, além da apresentação de poetas e cordelistas.

Academia Cearense de Letras

No dia 27, a programação do evento se divide entre a Academia Cearense de Letras, Estação das Artes e no KUYA – Centro de Design do Ceará. A ACL receberá a partir das 10h30 a Oficina Literatura de Cordel com o poeta e educador Edgar Diniz (PE). Um total de 50 vagas estão sendo destinadas para esta capacitação.

Já às 19h30, o Palácio da Luz, como é conhecido a sede da ACL, receberá o Lançamento da Revista da Academia Brasileira de Letras – Cordel em Foco. Estação das Artes O Complexo Cultural Estação das Artes irá receber no dia 27 uma vasta programação cultural, começando a partir das 9h30, o com o lançamento da Exposição “Nordeste Planetário”. A Exposição ofertará uma experiência interativa e educacional para o público, sobre a cultura popular da região, utilizando de imagens e poesias que dialoguem no sentido de criar uma experiência visual e literária completa.

Também na sexta-feira, a partir das 14 horas, será ofertada ao público a Oficina de Xilogravura, com o mestre José Lourenço Gonzaga, referência do estado na arte e assessor artístico da Lira Nordestina. Já a partir das 17h30, a Estação das Artes receberá o Sarau dos Cordelistas, onde os poetas serão convidados a apresentar desafios de improvisação, cantoria, dramatização, embolada e declamação.

Será um momento de confraternização entre cantadores, cordelistas, poetas de todos os territórios culturais do Nordeste, celebrando a arte e a cultura da região. O sarau será conduzido por uma dupla de cantadores: Geraldo Amancio e Guilherme Nobre.

Logo após o sarau, das 19h às 20h, haverá a apresentação do Coco da Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira e das 20h às 21h, acontece a Roda de Capoeira e de Maculelê conduzida por Mulheres do Coletivo Capoeira Convida, em parceria com o Sesc Ceará.

Kuya – Centro De Design do Ceará

A programação no KUYA – CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ começa às 9 horas com a Feira Popular, que contará com a exposição de cordéis e seus autores e espaço de leitura. Também às 9 horas, será realizado o cine debate com a apresentação de filmes (curtas) sobre Cordel e roda de conversa com autores Rui Ferreira, Ítalo Maia, Telmo Carvalho.

Já às 10h30, o espaço do KUYA irá abrigar a oficina de declamação com o poeta Aldo Anísio, para a qual foram disponibilizadas 30 vagas. À tarde, às 14 horas, a programação da FLIC trará a oficina de contação de histórias em cordel, com Goreth Costa (CE). Esta capacitação tem limitação de 50 vagas.

25/10/2023