Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL sedia a nova edição do ciclo Mutações, intitulado “O futuro não é mais o que era”

ABL sedia a nova edição do ciclo Mutações, intitulado “O futuro não é mais o que era”

 

A edição de 2012 do ciclo de conferências Mutações, intitulado “O futuro não é mais o que era”, estreará na Academia Brasileira de Letras no dia 20 de agosto, às 19 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de agosto, também na sede da ABL, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas (para outras informações, ligue 21 3974-2593). A taxa para todo o ciclo custará R$ 40,00 (R$ 20,00 para estudantes e pessoas da terceira idade). A curadoria é do filósofo e professor Adauto Novaes, e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras.

A presente edição do ciclo propõe uma investigação sobre a percepção do tempo na contemporaneidade a partir de inspirações filosóficas de pensadores clássicos como Paul Valéry, Merleau-Ponty, Sören Kierkergaard e Nietzsche. As conferências debaterão a ideia do tempo acelerado na modernidade líquida, onde o presente é substituído pelo imediato – mais precisamente pela imediatez das coisas, pelo provisório, e pelo fim das grandes narrativas. Com tal discussão, constrói-se assim um alinhavo com os ciclos anteriores, nos quais os temas versaram sobre: As Novas Configurações do Mundo (2007); A Condição Humana (2008); A Experiência do Pensamento (2009); A Invenção das crenças (2010); e Elogio à Preguiça (2011).

As conferências no Rio de Janeiro – serão realizadas também em São Paulo – se darão às segundas, terças e quartas-feiras, no mesmo local e horário. A primeira na ABL será do professor José Miguel Wisnik, que falará sobre o tema (Des)construção do futuro, dia 20. A estreia do ciclo no Sesc-SP está programada para o dia 16 de agosto, com o mesmo palestrante e o mesmo tema. Depois de cada uma das palestras do professor Wisnik, haverá o lançamento do livro Mutações Elogio à Preguiça (Edições Sesc-SP 2012). O curso é considerado de extensão universitária reconhecido pelo Forum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento no Rio de Janeiro será transmitido ao vivo pela internet, por intermédio do site www.academia.org.br.
 
O ciclo se estenderá até o dia 10 de outubro. Os conferencistas falarão sobre o mesmo tema tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. As palestras na ABL estão programadas para segundas, terças e quartas-feiras, enquanto que, em São Paulo, serão às terças (em somente duas datas), quartas, quintas e sextas-feiras, às 19h30min. Os conferencistas convidados são José Miguel Wisnik, Franklin Leopoldo e Silva, Sergio Paulo Rouanet, Guilherme Wisnik, Maria Rita Kehl, Francis Wolff, Marcelo Jasmin, Oswaldo Giacóia Júnior, Olgária Matos, Antonio Cicero, Renato Lessa, Jorge Coli, Jean-Pierre Dupuy, Elie During, Michel Déguy, Eugène Enriquez, Sérgio Alcides, David Lapoujade, Frédéric Gros, Francisco Bosco, Newton Bignotto, Vladimir Safatle, João Carlos Salles e Luiz Alberto Oliveira. As palestras em francês terão tradução simultânea.

Assuntos relacionados

Blog do evento.

 

26/7/2012

26/07/2012 - Atualizada em 25/07/2012