Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL realiza eleição para a Cadeira nº 16, vaga com o falecimento da Acadêmica Lygia Fagundes Telles

ABL realiza eleição para a Cadeira nº 16, vaga com o falecimento da Acadêmica Lygia Fagundes Telles

 

A Academia Brasileira de Letras elegeu, nesta quinta-feira, 7 de julho, em sessão no Petit Trianon, o novo ocupante da Cadeira 16 de seu Quadro de Membros Efetivos, vaga com o falecimento da Acadêmica Lygia Fagundes Telles, ocorrido no dia 3 de abril de 2022.

O vencedor foi o escritor e doutor em Ciência Política, Jorge Caldeira, que recebeu 29 votos. Participaram da eleição 33 Acadêmicos de forma presencial ou por carta. Os ocupantes anteriores da cadeira 16 foram: o crítico literário Araripe Júnior (fundador) – que escolheu como patrono o poeta Gregório de Matos -,Félix Pacheco e Pedro Calmon.

O ACADÊMICO ELEITO

Reconhecido por seus relatos inovadores sobre o país, Jorge Caldeira é escritor e cientista social com mestrado em sociologia e doutorado em ciência política pela USP. Publicou “Mauá: empresário do Império” e, ao longo de suas 20 obras, vem recuperando personagens esquecidos para recontar a história brasileira, por vezes contrariando a historiografia oficial e oferecendo uma nova visão sobre a era colonial no país. Autor do best-seller “História da riqueza no Brasil”, é conhecido também por apresentar a era colonial de forma inovadora, com uma visão diferente da oficial.

Escreveu livros sobre Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio, Noel Rosa, Ronaldo, Guilherme Pompeo, Júlio Mesquita e outras personagens citadas em obras como “Brasil – A história contada por quem viu”, ”101 brasileiros que fizeram história” e “História do Brasil com empreendedores”, Também atuou em diversas frentes do mercado editorial, como publisher da revista Bravo!, consultor do projeto Brasil 500 anos, da Rede Globo, e editor nas revistas Exame e Isto É, e no jornal Folha de S. Paulo.

07/07/2022