No dia 19 de outubro, a Academia Brasileira de Letras prosseguiu com o "Projeto Literatura, Teatro e Educação Ambiental", com a obra À Margem da História, de Euclides da Cunha. O evento foi no Teatro R. Magalhães Jr.
A ABL, em parceria com o grupo de arte-educação ECO.ARTE, voltado fundamentalmente para questões ambientais, escolheu o texto À Margem da História, de Euclides da Cunha, para ser encenado e discutido com alunos das escolas da rede pública.
Neste ano, serão 12 dias de apresentações/oficinas voltadas para o público adolescente das escolas municipais do Rio de Janeiro, que devem ser agendadas com antecedência.
A produção do Grupo Eco-Arte é de Max Nevez, e as arte-educadoras responsáveis pela oficina são Morena Buzar e Priscilla Fialho.
As apresentações acontecerão às segundas-feiras, com excessão dos dias 22 de setembro e 13 de outubro.
O evento tem o patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
O Projeto, realizado na ABL desde agosto de 2005, busca proporcionar aos alunos uma oportunidade de contato com a arte e a educação de uma maneira acessível e lúdica. São realizadas oficinas/visitas teatralizadas, em que atores dramatizam contos da literatura brasileira, num percurso itinerante. Finalizada a dramatização, segue-se uma série de dinâmicas que coloca o aluno em contato com a arte teatral, estimulando-o a expressar-se e a experimentar inúmeras possibilidades do criar literário.
No ano de 2008, em comemoração ao centenário de morte de Machado de Assis, o Projeto Literatura, Teatro e Educação Ambiental escolheu seu conto “Metafísica das rosas” para trabalhar o assunto educação ambiental com alunos de 12 a 16 anos. A meta principal foi atender 32 escolas municipais, totalizando 800 alunos e 64 membros das escolas da rede pública.
Em 2009, as apresentações no Teatro R. Magalhães Jr., tiveram início no dia 21 de setembro e seguirão até 14 de dezembro, todas as segundas-feiras, às 10hs da manhã, com exceção do dia 13 de outubro, que cai numa terça-feira. As oficinas, voltadas para o público adolescente das escolas municipais do Rio de Janeiro, devem ser agendadas com antecedência.
Apresentações:
21 de setembro
22 de setembro
28 de setembro
13 de outubro
19 de outubro
26 de outubro
09 de novembro
16 de novembro
23 de novembro
30 de novembro
07 de dezembro
14 de dezembro
16/10/2009
09/10/2009 - Atualizada em 08/10/2009