No dia 24 de setembro, a Academia Brasileira de Letras promoveu mesa-redonda em homenagem ao poeta e imortal João Cabral de Melo Neto quando se completam 10 anos de sua morte.
A mesa, coordenada pelo Acadêmico Ivan Junqueira, teve como palestrantes o escritor espanhol Nicolás Extremera Tapia e os Acadêmicos Antonio Carlos Secchin e Lêdo Ivo. O evento foi realizado no no Teatro R. Magalhães Jr., às 17h30, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL. A entrada foi franca.
Saiba mais
Nicolás Extremera Tapia
É professor do Depto. de Filologia Românica, Italiana, Galego-Portuguesa e Catalanha da Fac. de Filosofia e Letras da Univ. de Granada (Espanha). Entre os temas que pesquisa, estão as origens da literatura brasileira, a Companhia de Jesus e José de Anchieta. Escreveu diversos artigos e ensaios sobre João Cabral de Melo Neto, Fernando Pessoa e Os Lusíadas, de Camões, participando de inúmeros seminários e conferências internacionais que resultaram em importantes obras coletivas, como João Cabral de Melo Neto: un encuentro poético con España, Ecos del cancionero y romancero peninsulares en el Brasil del siglo XVI, Fernando Pessoa y las estéticas de "Orpheu", etc.
24/9/2009
23/09/2009 - Atualizada em 22/09/2009