O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinicios Vilaça, entregou 27 coleções das obras completas de Machado de Assis ao "Soletrando". O quadro do programa "Caldeirão do Huck", da Rede Globo, começa sua segunda edição em fevereiro de 2008.
Além do acadêmico, o ato contou com a presença do diretor-Superintendente da Editora Nova Fronteira, Mauro Palermo, da diretora de produção do "Caldeirão", Cecília Bastos, e Cristiana Mesquita, redatora Final do "Caldeirão", e Sebastião Lacerda, presidente da Editora Nova Aguilar.
Segundo os produtores, cerca de 2,5 mil alunos concorreram para esta edição. Por solicitação da ABL, - tendo em vista que 2008 é o Ano Nacional Machado de Assis - a emissora decidiu que as palavras submetidas aos concorrentes sairão desses livros que a instituição ofereceu ao programa. Os Acadêmicos serão convidados a participar e dar sugestões.
<
ABL S-O-L-E-T-R-A-N-D-O
A primeira edição do programa contou também com o apoio do presidente Marcos Vilaça. Encantado com a idéia, o acadêmico convidou o apresentador Luciano Huck e os alunos do quadro para conhecer a Casa de Machado de Assis.
Ao lado da acadêmica Ana Maria Machado, o presidente participou da final do "Soletrando" e ainda doou livros das Coleções Acadêmicas para as escolas dos nove semifinalistas do concurso.
O quadro promove um campeonato de soletração entre alunos do quinto ao último ano do ensino fundamental da rede pública do país. O grande mérito da atração foi ter exaltado junto ao grande público o culto à Língua Portuguesa, aos bons professores e aos alunos estudiosos, afirmou o acadêmico.
Assuntos relacionados:
ABL recebeu apresentador e semifinalistas do Soletrando
13/12/2007
12/12/2007 - Atualizada em 12/12/2007