Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL outorga seu Prêmio de História e Ciências Sociais/2006 ao historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares

ABL outorga seu Prêmio de História e Ciências Sociais/2006 ao historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares

 

A Academia Brasileira de Letras conferiu no dia 27 de abril o seu Prêmio de História e Ciências Sociais de 2006 ao livro “Independência do Brasil na Bahia”, de Luís Henrique Dias Tavares (Salvador, EDUFBA,2005), considerado pela Comissão Julgadora “o melhor e mais completo relato histórico do processo que levou à independência da Bahia”.

Esta é a primeira vez que o Prêmio de História e Ciências Sociais é outorgado pela ABL, já que foi criado em 2005, para “marcar a participação na Casa de alguns dos melhores historiadores e cientistas sociais do país”.

A Comissão do Prêmio/2006 foi integrada pelo presidente do comitê, Acadêmico Alberto Venancio Filho e pelos Acadêmicos relatores Hélio Jaguaribe e José Murilo de Carvalho. O Prêmio será entregue ao vencedor quando por ocasião das comemorações do aniversário (109º) da ABL, em 20 de julho próximo.

O Parecer da Comissão ressalta que, “Experimentado historiador baiano, Luís Henrique Dias Tavares realizou um cuidadoso e exaustivo levantamento de documentos em arquivos brasileiros e portugueses. Autor também de obras literárias, ele extraiu de suas fontes uma narrativa histórica sóbria, precisa e fluente. O cuidado com a documentação não impediu, no entanto, que injetasse paixão em sua história da independência da Bahia”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Academia Brasileira de Letras

 

23/05/2006 - Atualizada em 22/05/2006