Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Portal Lu Lacerda - A participação da ABL na Festa Literária das Periferias (Flup) e outras atrações

Portal Lu Lacerda - A participação da ABL na Festa Literária das Periferias (Flup) e outras atrações

 

A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai distribuir livros para todo mundo que estiver na Biblioteca Comunitária Dodô da Portela, no Morro da Providência, durante a Festa Literária das Periferias (Flup), neste sábado (13/05), com concentração na Ladeira do Livramento. Este ano, a Flup acontece no Dia de Abolição da Escravidão e faz homenagem aos escritores Lima Barreto e Machado de Assis, que nasceu no morro e é fundador da ABL, e à mãe Beata de Iemanjá.

O espaço de leitura foi criado pelo professor Flávio Ribeiro da Silva, 44, que descobriu o poder da leitura depois de 16 anos sem estudar, quando, em 2013, concluiu o Ensino Médio e, no ano seguinte, ganhou a maratona de redação Moacyr Scliar, da Prefeitura, em parceira com a ABL. “Sem conhecimento a gente não escuta, não debate, só aceita”, costuma dizer Flávio. O nome do espaço é em homenagem à porta-bandeira pioneira da escola de samba de Madureira, que foi moradora da favela.

A programação da Flup vai de 10h às 22h, começando com a lavagem do Afoxé Filhos de Gandhi, no Cais do Valongo, seguindo para a ladeira, com cortejo de leitura, lançamento de livro, homenagem à Mãe Beata, com a jornalista Flávia Oliveira e mais de 20 Iyalorixás, para relembrar sua trajetória, conversa com Gilberto Gil, o escritor Haroldo Costa, terminando com roda de samba.

16/05/2023