bobagem com talento", destacando que a neurocirurgia é crucial para a estratégia. O médico, presidente e fundador do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, que funciona no Rio de Janeiro, apresentou a um grupo de residentes de neurologia do Ceará a história e o crescimento dessa área da medicina no Brasil. Também destacou como o SUS pode ser eficiente. O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, fundado por ele, é um bom exemplo disso. Com 12 anos de atividade, o hospital tem marcos importantes na sua história, como o tratamentos de doenças de alta complexidade pelo SUS, realizando até a separação de gêmeos siameses.
O pioneirismo de Niemeyer provavelmente tem um componente genético. O pai do médico, Paulo Niemeyer Soares, foi o introdutor da angiografia cerebral no Brasil (procedimento que usa cateteres, raios X e um líquido de contraste para visualizar os vasos sanguíneos do cérebro e pescoço, permitindo o diagnóstico de doenças como aneurismas e tumores).
Como o pai, Paulo Niemeyer Filho, também é uma referência nacional e, recentemente, foi responsável por um procedimento cirúrgico no cantor Chico Buarque, para tratamento de uma hidrocefalia de pressão normal.
Especialista em cirurgias de tumores cerebrais, aneurismas e malformações, além de microcirurgias vasculares. Foi também um dos pioneiros, no Brasil, na técnica microcirúrgica para tratamento de nevralgia do nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade da face. No campo das letras, é autor dos livros "O que é ser médico" e "No labirinto do cérebro". Uma das suas preocupações atualmente é sobre a formação de novos profissionais: "Atual Filho do médico cirurgião Paulo Niemeyer Soares (1914-2004) - precursor da neurocirurgia no Brasil e sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), o imortal da Academia Brasileira de Letras, Paulo Niemeyer Filho, herdou o nome do pai e também o seu talento. Com um jeito modesto e centrado de quem pensa no legado dos trabalhos e dos avanços da ciência na atualidade, participou em Fortaleza de um simpósio direcionado a residentes de neurocirurgia, organizado pelo neurocirurgião Flávio Leitão.
Matéria na íntegra: https://mais.opovo.com.br/reportagens-especiais/paginas-azuis/2025/09/06/paulo-niemeyer-filho-o-legado-de-um-pioneiro.html
08/09/2025