Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - O Globo - Ciclo na ABL revela vertente desenhista de Raul Pompeia

ABL na mídia - O Globo - Ciclo na ABL revela vertente desenhista de Raul Pompeia

 

Autor de "O Ateneu", um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Raul Pompeia será tema da segunda conferência do ciclo "Escritores, lado B", que acontece na próxima terça-feira, dia 9 de maio, às 16h, no Teatro R. Magalhães da Academia Brasileira de Letras. O pesquisador Gilberto Araújo falará sobre um aspecto menos conhecido do patrono da cadeira 33: o Pompeia desenhista. 

Pompeia foi chargista na imprensa e também escultor. Entre 1888 e 1894, fez ilustrações a lápis para uma nova edição de "O Ateneu". Como era de praxe na época, o editor Francisco Alves enviou o material para a impressão em Paris, na França. Nesse processo, os originais foram alterados e, até hoje, nunca foram publicados como o autor desejava. Em sua pesquisa, Araújo encontrou na Biblioteca Nacional o caderno que Pompeia entregou ao editor, com as imagens originais.

- Os desenhos a lápis foram remendados com nanquim - explica Araújo, professor de literatura brasileira na UFRJ. - Há imagens esfumaçadas que ficaram desfiguradas. Como o livro trabalha com o apagamento de memória, a ausência de contorno seria muito mais forte.

Araújo também encontrou ilustrações perdidas de Pompeia para o seu "Canções sem metro", publicado em 1900 - cinco anos após a sua morte. Grande projeto de Pompeia, a obra traz 33 poemas em prosa e também deveria ter desenhos.

- Encontrei em um jornal antigo de Curitiba dez canções sem metro ilustradas por ele - diz Araújo. - A obra literária de Pompeia era muito ligada ao desenho. 

Por outro lado, a atuação de Pompeia como chargista lhe trouxe alguns problemas. Em 1892, uma charge com o título “O Brasil crucificado entre dois ladrões” rendeu uma rusga com Olavo Bilac, que o desafiou para um duelo. Mas o evento não se concretizou, levando a diversas especulações sobre o brio de Pompeia. Três anos depois, o escritor suicidou-se com um tiro no peito na noite de Natal de 1895, aos 32 anos.

O ciclo “Escritores, lado B”, que tem a coordenação do Acadêmico Joaquim Falcão, terá cinco palestras, sempre às terças-feiras às 16h. A coordenação-geral do projeto de ciclos de conferências de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo site da instituição e todas as palestras são transmitidas pelo Youtube da Academia. No dia 16 de maio, o poeta e ficcionista Carlos Newton Junior falará sobre “Ariano Suassuna, gravador”. Já no dia 23, a professora Teresa Montero falará sobre “Clarice, cronista”. Encerrando o ciclo, no dia 30, "João Cabral, editor e impressor" será o tema da palestra ministrada pela pesquisadora Priscila Monteiro.

08/05/2023