A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou que a escritora Ana Maria Machado será a personalidade literária homenageada na 67ª edição do Prêmio Jabuti. A cerimônia acontece no dia 27 de outubro de 2025. Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), que ocupa a cadeira de n.º 1 desde 2003, Ana Maria Machado nasceu em Santa Teresa, Rio de Janeiro, a 24 de dezembro de 1941.
Biografia
Casada com o músico Lourenço Baeta, é mãe de Luisa Baeta. Também é mãe de Rodrigo e Pedro, do casamento anterior com o médico Álvaro Machado. Formou-se em Letras Neolatinas, em 1964, na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, e fez pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi professora posteriormente.
Também trabalhou nos colégios Santo Inácio e Princesa Isabel, assim como no Curso Alfa de preparação para o Instituto Rio Branco. Além disso, lecionou na Universidade de Sorbonne em Paris e na Universidade de Berkeley, Califórnia.
Após o exílio na década de 1970, atuou como jornalista na revista Elle em Paris e no Serviço Brasileiro da BBC de Londres. No Brasil, trabalhou no Correio da Manhã, no Jornal do Brasil, no O Globo, assim como colaborou com as revistas Realidade, IstoÉ, Veja e com os semanários O Pasquim e Opinião e Movimento.
Legado
Criou e dirigiu por 18 anos, com duas sócias, a primeira livraria do país especializada em livros infantis, a Malasartes. Entre seus livros estão “Menino Poti” (1982), “Menina Bonita do Laço de Fita” (1986), “Festa no Céu” (2004), “Dona Baratinha” (2004), e várias obras infantis e infantojuvenis.
Portanto, Ana Maria Machado tem um legado muito importante na literatura brasileira. Suas obras voltadas para o público infantojuvenil, estimulam o pensamento crítico e o respeito à diversidade com linguagem acessível.
Fonte: https://geekpopnews.com.br/ana-maria-machado-e-a-personalidade-literaria-do-jabuti-2025/
30/09/2025