Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Estado de Minas - Documentário celebra Nelson Pereira dos Santos e o cinema brasileiro

ABL na mídia - Estado de Minas - Documentário celebra Nelson Pereira dos Santos e o cinema brasileiro

 

Cinema falando de cinema. A metalinguagem ajuda a descrever o documentário "Nelson Pereira dos Santos – vida de cinema". O filme explora a obra e o legado de um dos maiores cineastas do Brasil, dirigindo clássicos como ‘Rio 40 graus’, ‘Vidas secas’ e ‘Memórias do cárcere’. O longa, que foi destaque na mostra Cannes Classic do Festival de Cannes, teve sua sessão inaugural nessa terça (10/10), no Festival do Rio.

A história de Nelson Pereira dos Santos é contada pelas diretoras Aída Marques e Ivelise Ferreira, viúva do cineasta. “A gente trabalhou neste filme  na época da pandemia, e, nos oito meses de isolamento, a única pessoa que me fez companhia foi o Nelson, de dentro da tela do meu computador.  Muitas vezes parecia que ele tava ali comigo e a gente conversando como sempre era. A gente foi muito amigo, além de casados”, relembra Ferreira. Considerado pai do Cinema Novo, Nelson Pereira dos Santos faleceu em 2018. 

Apesar da história ser de Nelson e contada por ele, por meio de imagens de arquivo, Ivelise conta que o filme também tem muito dela “A gente fazia tudo junto; Então, fazer esse filme também é um pouco de mim, porque eu conhecia muito a história dos filmes dele, mesmo os filmes que eu não trabalhei com ele, que eu não conhecia ou nem era nascida. É uma proximidade muito grande com Nelson”, define.

O cineasta produziu filmes ao longo de seis décadas e foi um dos responsáveis por colocar o cinema brasileiro no radar do mundo inteiro. Então, para falar de um nome tão importante, nada melhor que o próprio Nelson para relembrar os principais momentos, com narração em primeira pessoa. Para colocar o projeto em prática, a equipe reuniu um material de mais de 80 horas de gravação, de diferentes momentos da carreira do diretor. 

“Descobrimos verdadeiras preciosidades, como as imagens inéditas do início dos anos 60, quando Nelson era jovem, além do making of de ‘Juventude’, o primeiro filme que Nelson fez”, aponta Ivelise. 

Matéria na íntegra: https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2023/10/11/interna_cultura,1575018/documentario-celebra-nelson-pereira-dos-santos-e-o-cinema-brasileiro.shtml

23/10/2023