Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Estado de Minas - Documentário celebra Nelson Pereira dos Santos e o cinema brasileiro

ABL na mídia - Estado de Minas - Documentário celebra Nelson Pereira dos Santos e o cinema brasileiro

 

Cinema falando de cinema. A metalinguagem ajuda a descrever o documentário "Nelson Pereira dos Santos – vida de cinema". O filme explora a obra e o legado de um dos maiores cineastas do Brasil, dirigindo clássicos como ‘Rio 40 graus’, ‘Vidas secas’ e ‘Memórias do cárcere’. O longa, que foi destaque na mostra Cannes Classic do Festival de Cannes, teve sua sessão inaugural nessa terça (10/10), no Festival do Rio.

A história de Nelson Pereira dos Santos é contada pelas diretoras Aída Marques e Ivelise Ferreira, viúva do cineasta. “A gente trabalhou neste filme na época da pandemia, e, nos oito meses de isolamento, a única pessoa que me fez companhia foi o Nelson, de dentro da tela do meu computador. Muitas vezes parecia que ele tava ali comigo e a gente conversando como sempre era. A gente foi muito amigo, além de casados”, relembra Ferreira. Considerado pai do Cinema Novo, Nelson Pereira dos Santos faleceu em 2018.

Apesar da história ser de Nelson e contada por ele, por meio de imagens de arquivo, Ivelise conta que o filme também tem muito dela “A gente fazia tudo junto; Então, fazer esse filme também é um pouco de mim, porque eu conhecia muito a história dos filmes dele, mesmo os filmes que eu não trabalhei com ele, que eu não conhecia ou nem era nascida. É uma proximidade muito grande com Nelson”, define.

Matéria na íntegra: https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2023/10/11/interna_cultura,1575018/documentario-celebra-nelson-pereira-dos-santos-e-o-cinema-brasileiro.shtml

13/10/2023