Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - CBN - ABL lança avatar de Machado de Assis capaz de interagir em tempo real

ABL na mídia - CBN - ABL lança avatar de Machado de Assis capaz de interagir em tempo real

 

Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? E o que Machado de Assis quis dizer com “olhos de ressaca”, na obra “Dom Casmurro”? Perguntas que ‘atormentam’ leitores há mais de cem anos podem, finalmente, ser respondidas - e pelo próprio autor... ou quase isso.

Nesta terça-feira, a Academia Brasileira de Letras, no Rio, lançou um avatar do autor, morto em 1908, em tamanho natural, capaz de interagir em tempo real com o público. O Machado feito a partir de inteligência artificial incorpora não apenas os traços físicos do autor, mas também sua personalidade e seu estilo literário. Sem inibição emocional, o avatar está programado para responder qualquer pergunta.

“Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Em Dom Casmurro, eu apresento a história de Bentinho e Capitu, deixando pistas e sugestões, mas sem fornecer uma resposta definitiva. A dúvida sobre a suposta traição de Capitu é proposital, convidando o leitor a refletir sobre a natureza da paranoia de Bentinho e a incerteza das relações humanas. É, portanto, um mistério que permanece intencionalmente sem solução.”

A fundadora da empresa de novas tecnologias Euvatar Storyliving, Flávia Peres, responsável pelo projeto, explica que o avatar foi treinado durante 3 meses com mais de 1 milhão de parâmetros.

“Iniciamos com uma base de dados, nesse caso de Machado de Assis foram três meses de treinamento de base de dados fornecidas pela Academia Brasileira de Letras. E iniciamos então esse treinamento de acerto e erro. Aí fomos ajustando o tom de voz de Machado, a forma como ele respondia, quem ele era, fomos, digamos que fazendo com que ele entendesse quem ele era como personagem”, conta.

O presidente da ABL, Merval Pereira, afirma acreditar que a nova tecnologia pode também atrair novos leitores e o público mais jovem.

“A nossa ideia sempre foi de aproximar a literatura, a língua portuguesa, da maioria dos brasileiros. Botar mais mulheres, mais negros, a eleição do Kranak, primeiro indígena eleito para a academia... É essa a procura da aproximação. E a tecnologia faz parte disso”, explica.

A partir desta quarta-feira, todos que participarem das visitas guiadas na sede da ABL, às quartas-feiras, serão recepcionados pelo avatar de Machado de Assis e poderão fazer perguntas ao autor. O agendamento é obrigatório.

Matéria na íntegra: https://cbn.globo.com/cultura/noticia/2024/03/05/abl-lanca-avatar-de-machado-de-assis-capaz-de-interagir-em-tempo-real.ghtml

06/03/2024