Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - BH Eventos - Sempre Um Papo recebe as escritoras Rosiska Darcy e Carla Madeira, na Livraria Jenipapo

ABL na mídia - BH Eventos - Sempre Um Papo recebe as escritoras Rosiska Darcy e Carla Madeira, na Livraria Jenipapo

 

A escritora Rosiska Darcy de Oliveira participa do Sempre Um Papo, em Belo Horizonte, sob a mediação da escritora Carla Madeira – autora do sucesso de críticas e vendas “Tudo é Rio” – e do jornalista Afonso Borges. Integrante da Academia Brasileira de Letras, Rosiska lança no evento a “Revista Brasileira – Democracia”. O Sempre Um Papo é gratuito e acontece no dia 5 de junho, segunda-feira, às 19h30, na Livraria Jenipapo, na Savassi.

Em 2022, a Revista Brasileira, publicação centenária da Academia Brasileira de Letras foi reformulada, através de mudanças em seu projeto gráfico, formato e conteúdo, com o propósito de torná-la mais contemporânea. Agora, cada edição da revista coloca em foco um assunto crítico da realidade brasileira, através de textos escritos por importantes pensadores, estudiosos e artistas da cultura nacional.

Além de Rosiska Darcy, a “Revista Brasileira – Democracia”, que será lançada no Sempre Um Papo, traz a colaboração de Caetano Veloso, Eliana Alves Cruz, Itamar Vieira Junior, Antonio Cicero, Ana Maria Machado, Sérgio Abranches, Eugêno Bucci, entre outros. A publicação conta com editorias como “Sons, Palavras e Imagens”, “Escritas”, “Língua portuguesa, língua brasileira”, “Ciência” e “Livros”.

Eleita em 2013 para ocupar a cadeira 10 da Academia Brasileira de Letras, Rosiska Darcy de Oliveira é escritora e ensaísta. Seus primeiros livros, “Le Féminin Ambigu” e “La Culture des Femmes” - publicados durante o exílio de Rosiska por causa da ditadura militar no Brasil - exprimem a participação da autora no movimento pelos direitos das mulheres. Ela é ainda autora de obras como “Elogio da diferença: o feminino emergente”, “Reengenharia do Tempo”, “A Dama e o Unicórnio”, “Pássaro Louco” e o mais recente, "Liberdade". Para mediar a conversa com Rosiska Darcy, participa do Sempre Um Papo a escritora Carla Madeira. Belo-horizontina formada em Jornalismo e Publicidade, ela estreou na literatura em 2014 com o romance “Tudo é Rio”, lançado pela Editora Quixote.

O livro foi recebido com entusiasmo pelo público e pela crítica e foi relançado, em 2021, pela Editora Record. Com este relançamento, a obra teve mais de 67 mil cópias vendidas. Ela é também autora de “A Natureza da Mordida” (2018) e “Véspera” (2021). Sempre um Papo – 37 anos Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale, Cemig, e Usiminas, com o apoio da Academia Brasileira de Letras, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

26/05/2023