Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Artigo Antonio Cicero - Música fez de Caetano Veloso um dos grandes poetas brasileiros

ABL na mídia - Artigo Antonio Cicero - Música fez de Caetano Veloso um dos grandes poetas brasileiros

 

É imensa a importância de Caetano Veloso na cultura brasileira. Que se trate de um cantor e compositor extraordinário é, já há bastante tempo, um fato internacionalmente reconhecido. Além disso, porém, considero importante que os brasileiros se deem conta, entre outras coisas, que Caetano é um dos grandes poetas da nossa língua.

O músico será homenageado por sua carreira nesta terça-feira (5) com o Prêmio UBC, concedido pela União Brasileira de Compositores.

Curiosamente, o próprio Caetano frequentemente observa que, tendo sido feitas para serem cantadas e não lidas, suas letras não cheguem a constituir poemas. Pretendo aqui questionar essa ideia.

Em primeiro lugar, as letras de canções. O que efetivamente pode ser chamado de "letra" são os discursos escritos para que uma música dada se torne uma canção. Esses discursos dão certo sentido —por exemplo, um sentido amoroso— à composição.

Dado que as letras são complementares às músicas que acompanham, na maior parte das vezes, quando separadas de tais músicas, percebe-se que elas não possuem valor poético. Na verdade, a prova cabal de que as letras são secundárias em relação às músicas que as provocam é o fato de que somos capazes de apreciar até mesmo letras cantadas em línguas que desconhecemos, às quais então atribuímos o sentido que desejamos.

Em segundo lugar, temos os poemas escritos, aos quais se acrescenta uma melodia. Ao contrário das letras, trata-se aqui de poemas que foram escritos para serem lidos e não cantados. Caso eles já houverem sido verdadeiros poemas antes de serem musicados, é óbvio que não deixam de ser verdadeiros poemas após serem musicados.

Observemos que grande parte da poesia não musicada frequentemente exige, para ser apreciada, que quem a leia ou ouça tenha uma relativa cultura letrada e, muitas vezes, até uma cultura literária. Ora, como a música —em particular a música popular– é, como já observamos, normalmente apreciada intuitivamente, sem necessidade de nenhuma cultura prévia, até mesmo um poema que possa ser considerado "difícil" por alguém que não possua nenhuma cultura literária pode ser apreciado ao ser musicado.

Em terceiro lugar, temos a poesia lírica. Hoje em dia, essa expressão é empregada de maneira confusa, de modo que a poesia lírica é normalmente tomada principalmente como aquela que se diferencia dos gêneros da poesia épica e da poesia dramática.

Desse modo, considera-se o gênero lírico, conforme a definição dada, por exemplo, pelo grande dicionarista Caldas Aulete, o gênero que é "consagrado especialmente à expressão do entusiasmo e dos grandes sentimentos individuais e que compreende a ode, a canção, a balada, o soneto".

Matéria na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/12/musica-fez-de-caetano-veloso-um-dos-grandes-poetas-brasileiros.shtml

 
05/12/2023