Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL lança mais uma edição da Revista Brasileira

ABL lança mais uma edição da Revista Brasileira

 

A nova edição da Revista Brasileira, órgão da Academia Brasileira de Letras foi lançada na próxima segunda-feira, dia 24, na Livraria da Travessa, com uma mesa redonda com participação dos acadêmicos Rosiska Darcy, Ana Maria Machado, Carlos Diegues, Antonio Cícero, Edmar Bacha, Fernanda Montenegro, Merval Pereira, Ruy Castro, além de Sergio Abranches e Eliana Alves Cruz. Esta edição da Revista tem como tema principal a democracia, e neste contexto interroga a identidade brasileira e serve de retrato do cenário atual da Academia, que vem acolhendo expoentes da cultura em diversas áreas.

De acordo com Rosiska Darcy de Oliveira, editora da revista, o tema foi escolhido porque a democracia vem preocupando os brasileiros nos últimos tempos, não só porque esteve ameaçada, mas devido à necessidade de reconstruí-la em um momento em que as mudanças tecnológicas estão influindo e levantando uma série de perguntas sobre a forma que ela toma ou naquilo em que ela vai necessariamente se transformar. Para isso, um time de analistas se debruça sobre a temática, como Eugenio Bucci, Renato Janine Ribeiro, Sergio Abranches, Joel Birman, Cristovam Buarque e Edmar Bacha. 

Segundo a editora, a Revista abriu-se para várias áreas da cultura brasileira e pretende ser um instrumento contemporâneo sobre o Brasil. Uma das suas propostas é analisar a contemporaneidade brasileira e, ao mesmo tempo, estabelecer os laços com o passado da cultura brasileira. Essa mistura de contemporaneidade e reverência a um passado de grande mérito faz com que a Revista seja um espelho da Academia, que é um projeto de futuro, mas com uma reverência ao passado, ou seja, aqueles que construíram a cultura brasileira. 

Sua importância é ser um retrato da Academia no cenário atual, do seu critério de excelência e da sua diversidade", destaca Rosiska.

Para falar um pouco de Brasil, Rosiska escalou Caetano Veloso e Cacá Diegues. “Duas vozes de grande valor da cultura que têm a dizer sobre o que o Brasil poderia e deveria ser.

Maios sucesso literário nos últimos tempos, Itamar Vieira Junior e Eliana Alves Cruz, vencedora do Prêmio jabuti 2022 se juntam aos acadêmicos Ruy Castro e Ana Maria Machado e falam de suas próprias escritassobre como é o ofício do escritor e o papel que a literatura desempenha em suas vidas. E Fernanda Montenegro fala do ofício de ator. Há também a publicação de trechos importantes da peça de Virginia Woolf, cuja autoria do texto é assinada pela atriz Claudia Abreu. 

 

A Revista fala também de ciência, através de Luiz Alberto Oliveira, considerado um filósofo da área, e Roberto Lent, que fala das inovações da neurociência. Além de trazer à tona questões éticas, ele também analisa o que está sendo feito, o que já existe hoje na Ciência que vai impactar o resto do século. 

 

A seção "Achados" reúne textos de grande interesse que revelam curiosidades que nunca tinham sido reveladas. Nela, há a revelação de um material de Francisco de Assis Joffily, profundo conhecedor de música. A escritora Carmen Oliveira, autora de "Flores Raras e Banalíssimas", best-seller no Brasil, escreve sobre as mulheres baianas que mereceram selos, entre elas Carmen Miranda e Maria Bethânia.

Sobre a Revista Brasileira

A Revista é uma das mais antigas do Brasil, em cuja sede foi fundada a Academia Brasileira de Letras. A publicação se beneficiou recentemente de uma reforma gráfica elaborada pelo designer Felipe Taborda e Augusto Erthal. Os Acadêmicos Carlos Diegues, Zuenir Ventura e Joaquim Falcão e Antonio Cicero compõem o Conselho Editorial. 

O número 114 da Revista Brasileira será brevemente disponibilizado no site da ABL, assim como vem sendo os números anteriores. Serão quatro edições anuais. 

 

20/04/2023