Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL entrega o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes de 2017 ao jornalista e escritor Claudio Bojunga

ABL entrega o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes de 2017 ao jornalista e escritor Claudio Bojunga

 

A Academia Brasileira de Letras entregou o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes de 2017, no valor de R$ 80 mil, ao jornalista e escritor Claudio Bojunga, autor da biografia de seu avô, o Acadêmico Roquette-Pinto (1884-1954).

O cerimonial teve a leitura, pelo Acadêmico Alberto Venancio Filho, do parecer que decidiu a escolha. Logo depois, o representante do Grupo Votorantim, José Pastore, fez a entrega do cheque ao vencedor. O prêmio foi instituído pela família de José Ermírio de Moraes e pelas indústrias Votorantim, em 1995. De acordo com seu regulamento, cabe à ABL a indicação do ganhador, o que é feito em sessão ordinária dos Acadêmicos.

Saiba mais

Claudio Bojunga formou-se em Direito e estudou Política Internacional no Instituto de Estudos Políticos de Paris. Jornalista desde 1969, trabalhou como repórter, redator, crítico e correspondente internacional. Foi editor especial da revista Veja, diretor de jornalismo da TVE e editorialista do Jornal do Brasil. Escreveu o texto do filme Os anos JK, de Silvio Tendler, realizou documentários e séries para a TV. Também é autor dos livros Viagem à China aberta e Viagem ao Brasil desconhecido, em parceria com Fernando Portela.

29/11/2017