Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL elege Rosiska Darcy de Oliveira para a sucessão do poeta Lêdo Ivo

ABL elege Rosiska Darcy de Oliveira para a sucessão do poeta Lêdo Ivo

 

A Academia Brasileira de Letras elegeu no dia 11 de abril, a nova ocupante da Cadeira nº 10, na sucessão do poeta Lêdo Ivo, falecido dia 23 de dezembro do ano passado, em Sevilha, na Espanha. A vencedora foi a escritora Rosiska Darcy de Oliveira que, imediatamente após o resultado, abriu sua casa, no Rio de Janeiro, para receber seus confrades e convidados. A nova Acadêmica recebeu 23 dos 38 votos possíveis, seguida do poeta Antonio Cícero, com seis, do poeta Marcus Accioly, com cinco, e Mary Del Priore, com quatro. Votaram 26 Acadêmicos presentes, e 12, por cartas.

“A Academia está muito contente com a eleição da escritora Rosiska Darcy de Oliveira. E se sente enriquecida com o aumento de seu naipe feminino. Trata-se de uma pessoa muito competente e de convívio admirável”, declarou o Secretário-Geral da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, que presidiu a sessão em substituição à Acadêmica Ana Maria Machado, Presidente da Academia, ausente por motivos particulares.

Saiba mais

Rosiska Darcy de Oliveira é bacharel em direito pela PUC-Rio. Começou uma carreira jornalística na Revista Visão, Jornal do Brasil e TV Globo, interrompida pelo exílio imposto pelo regime político de então. Na Suíça tornou-se doutora pela Universidade de Genebra onde lecionou por dez anos. De volta ao Brasil, implantou no Rio de Janeiro o Instituto de Ação cultural que fundara na Suíça.  

Integrou a delegação brasileira à Conferência Mundial sobre População no Cairo e co-chefiou a delegação à Conferência Mundial sobre a Mulher em Beijing. No Governo Federal, presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Em 1996, fundou o Centro de Liderança da Mulher que preside.  Foi embaixadora do Brasil junto a Comissão Interamericana de Mulheres da OEA e integrou o Conselho sobre Mulher e Desenvolvimento do BID. Consultora de organismos internacionais é membro do Painel Mundial sobre Democracia da Unesco.

Escritora, conferencista e ensaísta, seus dois primeiros livros, Le féminin ambigu e La culture des femme, foram publicados na Europa. Elogio da Diferença, publicado no Brasil e Estados Unidos – In Praise of Difference – deu continuidade à sua obra sobre o Feminino. Reengenharia do Tempo, seu último ensaio, propõe uma nova relação entre vida privada e mundo do trabalho. Jornalista, é colunista de O Globo e o Estado de São Paulo. Seus outros livros A dama e o unicórnio, Outono de ouro e sangue, A natureza do escorpião e Chão de Terra exprimem sua vocação de cronista.

Professora do doutorado do Departamento de Letras da PUC-Rio, membro titular do Pen Clube do Brasil, recebeu a Medalha Rio Branco por serviços prestados ao Brasil, a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, os Prêmios RioMania da Associação Comercial do Rio de Janeiro, da qual é vice-presidente de Cultura, Orgulho Carioca da Prefeitura do Rio de Janeiro e Personalidade Cidadania 2006 da Unesco. Preside o movimento Rio como vamos.

11/4/2013

11/04/2013 - Atualizada em 10/04/2013