Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL comemora 125 anos com leitura dramatizada, show e conversa sobre os caminhos da literatura e da dramaturgia

ABL comemora 125 anos com leitura dramatizada, show e conversa sobre os caminhos da literatura e da dramaturgia

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu uma série de eventos em comemoração aos seus 125 anos de história. Na noite de 20 de julho, dia em que foi celebrado seu aniversário, o Cristo Redentor foi iluminado de verde escuro, cor oficial da ABL, em homenagem à data. Também à noite, foi realizada uma Sessão Solene no Salão Nobre da ABL, com início às 20h. Na ocasião, foi entregue o Prêmio Machado de Assis ao antropólogo Roberto da Matta, pelo conjunto da obra. Foram distribuídas, ainda, as medalhas Machado de Assis e João Ribeiro. O Acadêmico José Sarney foi o orador oficial. A apresentação musical ficou a cargo do consagrado Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira.

MAIS COMEMORAÇÕES

No mesmo dia, à tarde, foram colocadas placas de sinalização nas residências de Machado de Assis e Austregésilo de Athayde. A ação fez parte do Projeto Circuito da Literatura, fruto de uma parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), da Prefeitura do Rio.

Leituras dramatizadas de grandes obras da literatura brasileira, peça, apresentação musical e rodas de conversa também fizeram parte da programação. As comemorações começaram no dia 12 de julho com o monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, encenado pela Acadêmica, atriz e uma das grandes representantes da cena cultural brasileira, Fernanda Montenegro. A peça foi realizada no Teatro R. Magalhães Jr., às 17h30, com ingressos já esgotados. No dia 18 de julho, o Grupo Globo promoveu, no estúdio da emissora, uma série de atividades em celebração aos 125 anos da Academia, com o eixo temático “Do folhetim à telenovela”. A abertura do evento, que contou com a exibição de um filme em homenagem à ABL, foi comandada pelo presidente da instituição, o Acadêmico e jornalista Merval Pereira, a Acadêmica e atriz Fernanda Montenegro e o presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho. Depois, o ator Tony Ramos fez uma leitura dramatizada de passagens do “Grande Sertão Veredas”, importante obra literária de Guimarães Rosa.

“O caminho da literatura à dramaturgia” foi o tema de um bate-papo mediado pela jornalista Aline Midlej. Participarão da mesa o Acadêmico e escritor Geraldo Carneiro, a atriz Lilia Cabral, o ator Tony Ramos e o especialista em teledramaturgia, Mauro Alencar. Na sequência, houve a leitura de trechos do romance “Memorial de Maria Moura”, grande obra literária de Rachel de Queiroz, que ganhou, posteriormente, uma minissérie na rede Globo. A apresentação musical foi da cantora Teresa Cristina, que trouxe no repertório quatro clássicos de novelas, entre eles “Amarro o teu arado a uma estrela”, do Acadêmico e músico Gilberto Gil e “Os sábios costumam mentir”, do também Acadêmico e poeta Antonio Cicero.

No dia 19 de julho, no Petit Trianon da ABL, foi realizada uma mesa-redonda sobre a importância das Academias nos dias de hoje com a presença de Acadêmicos da ABL e a participação, por vídeoconferência, do presidente da Academia das Ciências de Lisboa, o professor José Luís Cardoso, do escritor nicaraguense Sérgio Ramirez, exilado em Madri, que fez um relato sobre a tentativa do ditador Daniel Ortega de fechar a Academia Nicaraguense de Letras, e de um representante da Academia Francesa.


11/07/2022

Galeria de imagens

125 Anos da ABL