A Academia Brasileira de Letras, hoje, dia 23 - data em que comemora os 112 anos de sua fundação -, promove a solenidade de entrega de seus Prêmios Literários para o ano de 2009 no Salão do Petit Trianon, a partir das 17h30min.
O Prêmio Machado de Assis, no valor de R$ 100 mil, o mais importante da ABL (pelo conjunto de obra), será entregue ao escritor catarinense Salim Miguel. Os Acadêmicos Marcos Vilaça, Lêdo Ivo, Nélida Piñon, Alberto da Costa e Silva e Moacyr Scliar integram a Comissão Julgadora responsável pela escolha do escritor laureado. O vencedor do ano passado foi o romancista Autran Dourado. Entre outros autores, já receberam o Prêmio Machado de Assis, Ferreira Gullar, Antonio Torres, Wilson Martins, Fernando Sabino, Antonio Candido, Mário Quintana e Lúcio Cardoso.
O Presidente da ABL, Cícero Sandroni, ressalta o alto nível dos trabalhos apresentados este ano às diversas comissões julgadoras e faz questão de salientar, independentemente dos eventuais momentos de incerteza, que a Academia não tem medido esforços para dar cumprimentos às suas atribuições de promoção da Literatura nacional. Ele diz que trata-se de um investimento de cerca de meio milhão de reais, o que representa um dos mais expressivos conjuntos de prêmios literários distribuídos no Brasil. E a ABL o faz com muita satisfação, até porque, desde a fundação – em que se destacaram Lúcio de Mendonça, Machado de Assis, Joaquim Nabuco, José Verísimo- esta é cláusula pétrea de seu estatuto: a promoção língua e da literatura nacional.
O orador do evento será o Acadêmico Tarcísio Padilha.
Saiba mais
Salim Miguel
Com mais de 30 volumes publicados, Salim Miguel (nascido no Líbano) é reconhecido como um dos mais destacados ficcionistas brasileiros, além de contista, cronista e ensaísta. Entre os seus romances, destacam-se "NUR na Escuridão" (prêmio de Melhor Romance de 1999) em quinta edição pela Record, "A Vida Breve de Sezefredo das Neves, poeta" (1987, indicado para o Prêmio Jabuti) e "Mare Nostrum" (2004), entre outros. Já recebeu vários prêmios, como o Troféu Juca Pato (Intelectual do Ano de 2002) e o Prêmio Zaffary-Bourbon (para melhor romance publicado entre 1999-2001), entregue durante a Nona Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo-RS, em 2001.
Os demais Prêmios, no valor de R$ 50 mil cada, são:
Prêmio ABL 2009 – História e Ciências Sociais: concedido à obra de Gisele Sanglard, "Entre os salões e o laboratório: Guilherme Guinle, a saúde e a ciência no Rio de Janeiro", 1920-1940, pela originalidade, relevância do tema e qualidade da pesquisa.
Prêmio ABL 2009 – Ensaio: José Maurício Gomes de Almeida foi laureado pela obra "Machado, Rosa e Cia: ensaios sobre literatura e cultura". Segundo a Comissão, o livro foi merecedor da premiação pela nítida compreensão com que trata os pontos cardeais da nossa atividade literária, Machado e Guimarães Rosa, Jorge Amado e Drummond, trazendo-nos também a análise de Coelho Neto.
A Comissão Julgadora propôs ainda Menção Honrosa para a categoria Ensaio à obra de Maria Janaína Botelho Correia O Cotidiano de Nova Friburgo no Final do Século XIX, Práticas e Representação Social.
Prêmio de Literatura Infantil 2009: O autor premiado foi Francisco de Salles Araújo, pela obra "Cordelinho", que reúne as histórias: "O Barato da Barata" e "O Tigre que virou doutor". Francisco de Salles Araújo veio da Paraíba para o Rio de Janeiro, onde foi eleito Cidadão Honorário da Cidade e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Segundo a Comissão, "os versos do livro são tão bons quanto suas ilustrações, produzidas por Ciro Fernandes, um gênio da xilogravura".
Prêmio Roteiros de Cinema 2009: foi concedido a Rafael Conde, pelo roteiro do filme "Fronteira", baseado no romance homônimo de Cornélio Penna.
Prêmio ABL de Ficção: "Heranças", romance de Silviano Santiago, foi o livro laureado. Silviano Santiago, ensaísta, poeta e contista, que por três vezes foi o ganhador do prêmio Jabuti, novamente destaca-se agora no terreno da ficção.
Prêmio ABL de Traduções: Paulo Bezerra, foi o laureado pela tradução de "Os Irmãos Karamázov", de Fiódor Dostoiévski, da Editora 34 Letras. Segundo a Comissão Julgadora, "é um trabalho de qualidades inegáveis e de grande utilidade para o conhecimento da grandeza do autor russo". Paulo Bezerra estudou Língua e Literatura Russa na Universidade Lomonóssov, em Moscou, especializando-se em tradução. Entre suas traduções, destacamos Agosto de 1914, de A. Soljenítsin, cinco novelas de Gogol reunidas no livro O Capote e outras histórias, além de outros títulos. Crime e Castigo, O idiota e Os demônios, de F. Dostoievski, são títulos que lhe valeram os prêmios Paulo Rónai, da Fundação Biblioteca Nacional, e Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.
Prêmio ABL de Poesia: Denise Emmer foi a ganhadora do prêmio de Poesia, com seu livro "Lampadário", que reúne poesias com temas universais como o amor, a morte, o tempo o sonho e a fugacidade da vida. Afastada dos círculos editoriais desde 2002, quando publicou a sua Poesia Reunida, Denise Emmer retorna à poesia com uma coletânea de invulgar e irresistível força lírica.
21/7/2009
21/07/2009 - Atualizada em 20/07/2009