A Academia Brasileira de Letras e a Petrobras convidam para a Série Música de Câmara, com o concerto das pianistas Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian, o Duo Bretas-Kevorkian.
O programa terá obras de dois dos mais destacados compositores brasileiros da atualidade: Edino Krieger e Ronaldo Miranda. As peças são Sonata (em 1 movimento) e Frevo, respectivamente. As outras obras do programa são: Claude Debussy, Petit Suíte – Em Bateau, Cortège, Munuet, Ballet; Robert Alexander Schumann, Cenas do Oriente, 5 improvisos op. 66; e Johannes Brahms, 6 danças húngaras. Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian tocarão em dois pianos e em um único, a quatro mãos.
O espetáculo será apresentado hoje, 6 de maio, às 18h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
A Série Música de Câmara na ABL tem o patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
As duas pianistas, vencedoras de muitos concursos de piano no Brasil e no exterior, decidiram unir seus talentos e formar o Duo Bretas-Kevorkian, um dos mais prestigiados do país. Desde a estréia, em 1995, têm-se dedicado a difundir a música clássica brasileira. Isso lhes garantiu obras especialmente escritas para o duo. Elas também valorizam obras de repertório internacional pouco difundidas no país. O duo tem atuado em importantes séries e festivais no Brasil, assim como na França, Inglaterra, República Tcheca e Alemanha, países onde foi muito bem recebido, em turnê realizada em 2009. Este ano as pianistas tocarão na Índia e na Alemanha, dando prosseguimento ao trabalho de divulgação da música brasileira de concerto no exterior.
Em 1997 o Duo Bretas-Kevorkian conquistou o 1º lugar no Concurso Artlivre de Duos Pianísticos em São Paulo. Em 2002, tocaram o “Concerto para dois pianos” de Poulenc, com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), sob regência de Roberto Duarte. Naquele mesmo ano, lançaram seu CD “Bretas-Kevorkian” com obras inéditas brasileiras para piano a 4 mãos e para 2 pianos, além da versão original para 4 mãos de A Sagração da Primavera, de Stravinsky. Em 2008, sob a regência do maestro Ricardo Rocha, o Duo tocou a versão de câmara de Carmina Burana com a Cia. Bachiana Brasileira na Sala Cecília Meireles.
6/5/2010
30/04/2010 - Atualizada em 29/04/2010