Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL anuncia o vencedor do "Prêmio Euclides da Cunha"

ABL anuncia o vencedor do "Prêmio Euclides da Cunha"

 

A Academia Brasileira de Letras anunciou o livro "Euclides da Cunha: Uma Odisséia nos Trópicos", do professor norte-americano Frederic Amory, como vencedor do "Prêmio Euclides da Cunha".

O Prêmio, no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), destinou-se a distinguir o melhor livro, inédito ou publicado depois de 1º de janeiro de 1999, sobre a vida ou a obra de Euclides.
 
A comissão julgadora – integrada  pelos acadêmicos Alberto Venancio Filho (Presidente), Lêdo Ivo (Relator), Affonso Arinos de Mello Franco, Luiz Paulo Horta e Jose Murilo de Carvalho - considerou que “o que distingue fundamente esse livro é a sua minuciosidade. Os temas fundamentais de Os Sertões – a colisão entre o litoral e o sertão, (a chamada “civilização” e a chamada “barbárie”), o messianismo, a viagem pela Amazônia para a conquista do “último Oeste”, os tratados e desafios diplomáticos sob a regência do Barão do Rio-Branco, a Campanha de Canudos, a superioridade de raças, a arte militar, as feições antropológicas e psicológicas do povo brasileiro, o estilo neo-barroco em que a grande obra é vazada – são examinados de forma exaustiva em “Euclides da Cunha: Uma Odisséia nos Trópicos", que concorreu com 29 outros trabalhos. “Essa concorrência- segundo o relatório da Comissão - documenta o interesse que Euclides da Cunha suscita no cenário Cultural doBrasil e até do estrangeiro, desde a aparição do seu majestoso livro até agora. A maior parte dos volumes inscritos aborda aspectos pontuais e parciais da vida e da obra de Euclides. São trabalhos estimáveis.”

Falecido em fevereiro último, Frederic Amory dedicou vinte anos de sua vida à composição dessa obra e seu livro foi considerado “de excepcional importância para a nossa cultura e uma contribuição inestimável à comemoração do centenário de morte de Euclides da Cunha por esta Academia e pelo Brasil”.

O livro foi publicado no Brasil pelo Ateliê Editorial.

A ABL instituiu a premiação no início deste ano, como parte das celebrações do centenário de morte do escritor e acadêmico.

4/11/2009

03/11/2009 - Atualizada em 03/11/2009