O lançamento do livro "Homenagem: 80 anos de Evanildo Bechara" (Nova Fronteira), ocorrido no dia 28/2, foi o pontapé inicial na série de comemorações pelos 80 anos de um dos gramáticos mais importantes do Brasil.
Dessa vez, a Casa onde ocupa a Cadeira n. 33 presta homenagem ao acadêmico Evanildo Bechara no dia 12/6, às 17h30. Através de uma mesa-redonda, os professores Eduardo Uchôa, Ricardo Cavaliere e Rosalvo do Valle vão analisar aspectos essenciais que influenciaram a vida do imortal.
Evanildo Bechara e as fases históricas da língua portuguesa será no Salão Nobre do Petit Trianon, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo portal da Academia Brasileira de Letras.
Saiba mais:
Carlos Eduardo Falcão Uchôa
Professor Emérito e Professor Titular de Lingüística da Universidade Federal Fluminense. Criou no programa de Pós-Graduação em Letras da UFF a linha de pesquisa Lingüística e Ensino de Português, tendo nela orientado inúmeras dissertações e teses. Na UFRJ, foi primeiro assistente de Joaquim Mattoso Câmara Jr., o iniciador do ensino da Lingüística no Brasil.
Além de numerosos artigos em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros, publicou a Lingüística e o ensino de português, foi o organizador dos Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr., autor de O ensino da gramática: caminhos e descaminhos, estando para serem, pela Nova Fronteira, os seus dispersos, sob o título de A linguagem: teoria, ensino e historiografia.
Coordenador da coleção Lingüística e Filologia de Ao Livro Técnico, é membro fundador da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN) e membro titular da Academia Brasileira de Filologia. Atualmente, leciona Lingüística no Curso de Especialização em Língua Portuguesa do Liceu Literário Português.
Foi homenageado, em 2006, com o livro Entre as fronteiras da linguagem, organizado por Marina Cezar, Terezinha Bittencourt e Luiz Martins Monteiro de Barros, no qual colaboraram prestigiosos nomes do meio acadêmico brasileiro, atuantes em várias áreas do conhecimento no campo do estudo da linguagem.
Rosalvo do Valle
Formado em Letras Clássicas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, em 1949.
Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense. Livre-Docente em língua latina. Membro da Academia Brasileira de Filologia. Regente de História da Língua Portuguesa do Curso de Especialização do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português.
Entre os trabalhos, consideração sobre a “Peregrinatio Aetheriae” (tese de livre-docência, Niterói, 1975), vários artigos sobre lingüística, filologia portuguesa e historiografia lingüística publicadas em miscelâneas e revistas especializadas, sobretudo na revista Confluência, do Liceu Literário Português, conferências, palestras e cursos sobre Cultura Clássica, Latinidade clássica e Medieval, Latim dos Humanistas e Latinidade Brasileira. Revisão crítica e apresentação de obras especializadas na área de Lingüística e Filologia.
Ricardo Cavaliere
Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Fez estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Evanildo Bechara. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, onde atua como coordenador de pós-graduação lato sensu, e vice-presidente da Academia Brasileira de Filologia, membro do Conselho Editorial da Editora Lucerna, grande benemérito do Real Gabinete Português de Leitura e conselheiro do Liceu Literário Português.
É membro da Associação Brasileira de Lingüística, da Associação Internacional de Lusitanistas e primeiro-secretário da Associação Internacional de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras e Lingüística, com ênfase na descrição do português e na historiografia dos estudos gramaticais.
Assuntos relacionados:
Programação Cultural
ABL e Nova Fronteira homenageiam Evanildo Bechara
Assista aos eventos anteriores