Inspirado na diversidade do país, a segunda edição do 6º Ciclo de Conferências levantou a seguinte questão: Há uma identidade do Brasil?. Quem respondeu foi o filósofo político Renato Janine Ribeiro, na última terça-feira, no Salão Nobre do Petit Trianon.
Professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo, o intelectual é autor de "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil" (Prêmio Jabuti de 2001) e "A universidade e a vida atual - Fellini não via filmes".
Sob a coordenação da acadêmica Ana Maria Machado, Há uma identidade do Brasil? teve entrada franca e encontra-se disponível em vídeo e fotografia para consulta no Arquivo da ABL.
Conheça o conferencista:
Renato Janine Ribeiro
Professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, foi professor visitante na Universidade de Columbia (Nova York). Desde 2004, é diretor de avaliação da Capes.
Seus principais livros são: Ao leitor sem medo? Hobbes escrevendo contra o seu tempo (Ed. UFMG), A etiqueta no Antigo Regime (Ed. Moderna), A última razão dos reis - ensaios de filosofia e de política (Companhia das Letras), A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (Companhia das Letras), Democracia (Publifolha), República (Publifolha), A Universidade e a Vida Atual (Elsevier/Campus) e A ética na política (Lazuli, 2006).
14/08/2007 - Atualizada em 13/08/2007