Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > 200 anos de Clara Schumann

200 anos de Clara Schumann

Embora a educação musical no século XVIII fosse bem-vista pela sociedade, a mulher que exercesse profissionalmente uma atividade musical não era aceita facilmente por seus familiares. É nesse cenário que Clara Schumann consegue se destacar, apesar de todas as dificuldades impostas pela sociedade da época.

Clara Schumann, nascida Clara Josephine Wieck em 13 de setembro de 1819, recebeu desde cedo uma sólida educação musical de seu pai. Ainda na infância realizou o seu primeiro recital público e, muito cedo, conseguiu grande destaque na Europa. Durante suas aulas com o pai, Clara conheceu Robert Schumman, que viria a ser o seu esposo após uma verdadeira batalha judicial com seu pai, que não era favorável à união do casal.

Aos 21 anos casou-se com Robert Schumann e adotou seu sobrenome. Ao longo da vida, abdicou de sua carreira profissional e colocou-se em segundo plano para cuidar de seu marido e dos oito filhos. Apenas após a doença e a morte precoce de seu esposo, aos 46 anos, pôde exercer plenamente seus talentos e assim prover o sustento da família. É nessa perspectiva que se destaca a trajetória de Clara Schumann, que será homenageada na Academia Brasileira de Letras pelo London Music Club Piano Quartet para celebrar os 200 anos de seu nascimento.

O QUARTETO

O London Music Club Piano Quartet foi fundado em 1940 pela pianista Adela Hamilton Armstrong, em Holland Park, um lugar onde os músicos são livres para tocar em diversos momentos do dia ou da noite. Passaram por lá muitos estudantes e músicos renomados, entre eles Martha Argerich, Stephen Bishop, Fou T’Song, Desmund Bradley, entre outros.

Na década de 1970 os músicos do grupo também residiam no London Music Club e lá ensaiavam seus concertos de música de câmara.

Historicamente o conjunto é composto de artistas diferenciados. Nos últimos 15 anos, o grupo tem realizado concertos nas Américas do Norte e do Sul, e também na Europa. Beethoven, Brahms, Mendelssohn, Mozart e Schumann compõem seu repertório.

Com grandes nomes da música clássica reunidos em um concerto, como Lorna Griffit (piano), Haroutune Bedelian (violino), Russel Guyver (viola) e David Chew (cello), o London Music Club Piano Quartet faz sucesso ao redor do mundo, levando multidões às suas apresentações.

A HOMENAGEM

O London Music Club Piano Quartet esteve em turnê pela Europa, passando por mais de dez países e 30 cidades, e se apresentou na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro R. Magalhães Jr. localizado na Academia Brasileira de Letras, Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo.

07/08/2019

Galeria de imagens

Música de Câmara na ABL: London Music Quartet - "200 Anos de Clara Schumann"

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados