Portuguese English French German Italian Russian Spanish

ecoduto

Classe gramatical: 
s.m.
Definição: 

Tipo de passagem ou ponte com vegetação da flora nativa, construída geralmente sobre rodovias ou ferrovias que cruzam áreas verdes, para permitir a travessia de animais em seu habitat, sem que corram o risco de serem atropelados, preservando também a vida dos motoristas, que podem se acidentar ao tentar desviar desses animais.

Exemplos de uso: 

“Alemanha, Holanda, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Malásia são alguns dos países que já implementaram ecodutos em suas estradas.”1

“Um dos exemplos mais bem sucedidos a aderirem a este tipo de construção é o Parque Nacional Banff, no Canadá, com um total de 41 ecodutos, locais em que circulam mais de dez variedades de espécies diferentes de grandes mamíferos acima da TransCanada, movimentada rodovia do país norte-americano.”2

“Conhecidas por especialistas como ecodutos, as pontes são montadas com vegetação e terra, de forma a imitar o ambiente da região e permitir a vida de insetos, pássaros e diversos outros animais. Esse tipo de construção está presente em países como a Alemanha, a Suíça, os Estados Unidos e o Canadá, sendo a mais famosa delas chamada de Natuurbrug Zanderij Cariloo, localizada na Holanda, e que conta com mais de 800 metros de extensão, passando por cima de uma autoestrada, uma via férrea, um rio e um complexo esportivo.”3

Informações complementares: 

Os ecodutos, também chamados de pontes verdes ou pontes vivas, além de proteger os animais da colisão com veículos, aumentam o contato humano com a natureza e ajudam a reduzir as emissões de carbono provenientes dos automóveis e dos centros urbanos.

 

1 FERREIRA, Lucie. Ecoduto: a ponte sustentável que protege a fauna. Blog da arquitetura, 15 jun. 2016. Urbanismo. Disponível em: https://www.blogdaarquitetura.com/ecoduto-ponte-sustentavel-que-protege-.... Acesso em: 29 set. 2020.

2 ROSA, Mayra. Pontes vivas reduzem emissões de carbono e protegem animais. CicloVivo, 13 jan. 2017. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/pontes-vivas-reduzem-emisso.... Acesso em: 29 set. 2020.

3 REDAÇÃO HYPENESS. As pontes verdes pelo mundo que permitem que os animais atravessem estradas em segurança. Hypeness. Inovação. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2014/06/ecodutos-permitem-que-animais-vivam-.... Acesso em: 11 out. 2020.

Ver palavras anteriores