A Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmica Ana Maria Machado, encerrou, no dia 17 de setembro, os cursos de aprimoramento de pessoal e de formação de auxiliares de bibliotecas do Sistema Firjan (Sesi e Senai), sob o título geral de “Nas Trilhas da Literatura”. Tendo ao lado na mesa da cerimônia a Chefe da Divisão de Bibliotecas da Firjan, Adriana Dutra Mendes, a Diretora da Fundação SM, Maria de Pilar Lacerda, e a membro do Conselho Curador da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Laura Sandroni, Ana Maria Machado entregou os certificados aos 89 formandos.
Emocionada, segunda disse, a Presidente da ABL afirmou que a cerimônia a comovera: “Os olhos úmidos de vocês me deixaram também com lágrimas no rosto. Toda conclusão de curso me comove, porque sei que não se trata de um final, mas apenas da ponta de um iceberg. Foi necessário muito esforço da parte de vocês e de todos que de alguma maneira contribuíram para o sucesso deste projeto. Leram, tiveram aulas com professores experientes e se tornaram pessoas mais conscientes. Este momento também é o da realização de um sonho. De um sonho meu. Desejei muito que os cursos acontecessem e me dediquei por dois anos para alinhavá-los. E isto somente foi possível por causa da parceria com a Firjan e a FNLIJ, assim como com o apoio da Fundação SM. Vamos renovar os esforços para continuarmos com os cursos no ano que vem”.
Os focos dos dois cursos foram distintos: um para profissionais das bibliotecas do Sesi e das comunidades pacificadas, com ênfase nos autores da Literatura Infantil brasileira. O outro, para os profissionais das bibliotecas do Senai, voltado para os jovens, com temas universais da Literatura. Os cursos se apoiaram em know-how e experiência adquirida pela FNLIJ em sete anos de preparação de professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O primeiro curso, para os profissionais de bibliotecas do Sesi e de comunidades pacificadas, contemplou o estudo das obras de nove destacados escritores da literatura infantil brasileira, entre eles Monteiro Lobato, Lygia Bojunga, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ziraldo. O segundo, para os profissionais das bibliotecas do Senai, abordou temas universais da Literatura de interesse dos jovens, tais como: “A literatura e o amor”; “Formação do romance brasileiro”; “O gótico e o romântico”; “Os jovens e a leitura literária”; e “Os best sellers para jovens”.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
18/9/2013
18/09/2013 - Atualizada em 17/09/2013