O Ciclo "Mutações - A invenção das crenças" aconteceu no dia 27 de setembro, às 19h, e debateu o tema "Aquém e além da razão (Europa na China - ida e volta)", com a presença de François Jullien.
“Mutações: a invenção das crenças” vai debater um dos efeitos da revolução tecnocientífica que está na mudança das ideias e práticas da crença. No caso, entendendo-se por crença não apenas as religiões, mas também, e principalmente, os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões do mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valéry define como coisas vagas, tudo que se opõe aos fatos ou à “realidade”.
O seminário vai reunir no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, alguns dos mais importantes pensadores brasileiros e estrangeiros que, a convite de Adauto Novaes, tem trabalhado o tema das Mutações. Confira na programação.
A conferência de amanhã, 28 de setembro, às 19h, será sobre "Ceticismo, erro, verdade", com a presença de José Raimundo Maio Neto.
A Academia Brasileira de Letras está localizada na Avenida Presidente Wilson, 203, 1º andar. Mais informações através do telefone (21) 3974 – 2595.
Programação
Programação completa do ciclo Mutações: a invenção das crenças
Saiba mais
Aquém e além da razão (Europa na China - ida e volta)
A palestra abordará o entendimento da “crença” no ocidente, compreendida em dois sentidos: infra e metafilosófca (aquém e além da razão). Assim, se a razão ocidental conhece bem a linha que a separa de modo radical da crença, talvez seja importante considerar o movimento do pensamento chinês no sentido da sabedoria de se evitar qualquer tipo de ruptura entre o mundo material e o espiritual.
Assuntos relacionados
Ouça a décima nona conferência do Ciclo "Mutações: A invenção das crenças" sobre o tema "Aquém e além da razão (Europa na China - ida e volta)".
Ouça a conferência Crenças e crendices em Wittgenstein.
27/9/2010
23/09/2010 - Atualizada em 22/09/2010