A Academia Brasileira de Letras lança no dia 30 de outubro, quinta-feira, o seu "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa" que já adota a nova ortografia. A obra contém numerosas subentradas, estudos de locuções e de frases e grande parte das acepções vem ilustrada com exemplos.
O “Dicionário Escolar da Língua Portuguesa” da Academia Brasileira de Letras - realizado em parceria com a Companhia Editora Nacional - possui 33 mil verbetes, textos sobre a história da ABL, um histórico da Língua Portuguesa e da formação do léxico português, além de orientação quanto à nova ortografia.
Resultado de três anos de trabalho das equipes técnicas do Setor de Lexicologia e Lexicografia da ABL, a obra incorpora ainda um estudo sobre o verbo em "Português" (paradigmas verbais e quadros da conjugação desses paradigmas), bem como um suplemento sobre o Acordo Ortográfico.
O Acadêmico Evanildo Bechara, responsável por aquele Setor acadêmico, manifestou que, com o Dicionário, a ABL pretende “oferecer mais essa contribuição em prol do conhecimento e do ensino da Língua no país, num momento em que é importante que se inicie a fixação das novas normas. Esperamos a colaboração dos leitores mais atentos para o aperfeiçoamento do trabalho e, desde já, colocamos os técnicos da Casa à disposição para recebermos as contribuições que forem enriquecedoras”.
Bechara conta que a organização do Dicionário iniciou-se em fevereiro de 2005, com a participação de cinco lexicógrafos doutores em Letras, Literatura, Lingüística e Filologia, cujo trabalho encerrou-se em outubro de 2007, quando os originais foram entregues à editora.
O Dicionário, distribuído por 1.312 páginas, registra a divisão silábica das palavras, fornece exemplos de uso, áreas de conhecimento, regionalismos e neologismos, locuções, remissões à conjugação verbal e também as tabelas de conjugação de verbos.
30/10/2008
29/10/2008 - Atualizada em 29/10/2008