O Acadêmico, escritor e historiador José Murilo de Carvalho foi homenageado por pelo Instituto de História da UFRJ com a uma sala em seu nome, conhecida como a sala do trono.
O descerramento de placas ocorreu na tarde da última terça-feira, 13 de agosto, data em que se completou um ano do falecimento do Acadêmico.
José Murilo de Carvalho foi o sexto ocupante da Cadeira nº 5, eleito em 11 de março de 2004, na sucessão de Rachel de Queiroz e recebido em 10 de setembro de 2004 pelo acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco. Era mineiro, bacharel em sociologia e política pela UFMG, mestre em ciência política pela Universidade de Stanford, na California, onde defendeu tese sobre o Império Brasileiro.
Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, e na Fundação Ortega y Gasset em Madrid. Foi professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq. Eleito para a ABL em 2004, ocupava a cadeira nº 5. Escreveu 19 livros, entre eles “A Formação das Almas”,“A cidadania no Brasil”, e “Os bestializados”. Fazia parte também da Academia Brasileira de Ciências.
15/08/2024