Ser mãe é padecer no paraíso? A escritora Eliana Bueno-Ribeiro pretende discutir a questão através dos romances de Lygia Fagundes Teles na próxima quinta-feira, 27 de junho, às 17h30, na Sala José de Alencar. O Acadêmico Antonio Torres é o coordenador do encontro. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/ser-mae-e-padecer-no-paraiso-o-romance-de-lygia-fagundes-telles-464147/
- Um traço característico do romance de Lygia Fagundes Telles, que a destaca entre os autores – e mormente as autoras – é a necessidade que têm suas personagens femininas de organizar de modo satisfatório sua relação com a mãe. Se a mãe é sempre um problema para o filho, mormente para a filha, a maternidade também é sempre um problema, embora nem sempre confessado, para a mulher. Ser mãe é padecer no paraíso? - destacou Eliana.
Eliana Bueno-Ribeiro é professora aposentada da UFRJ, Pesquisadora do CNPq, Pesquisadora associada ao Centro de Estudos Afranio Coutinho ( UFRJ ), Pesquisadora Visitante na universidade Estadual de Alagoas e e Editora de Passages de Paris.
Dentre outros trabalhos, publicou "Contos de Perrault". Tradução, Introdução e Notas de Tradução. Paulinas: São Paulo, 215 e, com Mabel Knust Pedra tem no prelo "A família na Literatura". Possui dois estudos sobre Lygia Fagundes Telles. São Paulo: Patuá. Prepara atualmente uma edição crítica das "Memórias do Cárcere", de Graciliano Ramos.
25/06/2024