No dia 14/8, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., a Academia Brasileira de Letras dará seguimento às suas homenagens ao Padre Antônio Vieira com a palestra "Antônio Vieira no seu século e na história do futuro", do brasilianista e lusitanista italiano Silvano Peloso, da Universidade de Roma La Sapienza. O encontro será coordenado pelo Acadêmico Evanildo Bechara e terá a participação da professora Sonia Salomão como debatedora.
Clique aqui para assistir ao vivo.
Saiba mais:
Silvano Peloso
Silvano Peloso, lusitanista e brasilianista, é professor catedrático da Universidade de Roma “La Sapienza”. Entre os seus livros mais importantes destacam-se: Medioevo nel sertão (1984); Amazzonia, mito e letteratura del mondo perduto (1988); La voce e il tempo (1992); O canto e a memória (1996), Al di là delle Colonne d’Ercole (2004), Antonio Vieira e l’impero universale (2005, trad. brasileira 2007). Organizou também a edição de Buriti de Guimarães Rosa (1985) e das Pagine Esoteriche de Fernando Pessoa (1997). Atualmente responsável pelo projeto internacional de edição da obra completa de Antônio Vieira na Itália, coordena também o programa científico “A Europa do Mar”, dedicado à epoca dos grandes descobrimentos em relação à história do Atlântico. A partir de outubro de 2004 é titular da Cátedra “P. Antônio Vieira” junto a Universidade de Roma “La Sapienza”, e a partir de Outubro 2005, presidente do Forum Intercontinental – Centro de Estudos sobre a Europa e o Ocidente Atlântico.
Sonia Salomão
Sonia Netto Salomão é titular da Cátedra de Língua, tradução e cultura portuguesa e brasileira na Universidade de Roma “La Sapienza”. É Doutora em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ensinou nos cursos de graduação e pós-graduação, de 1980 a 1992, e possui pós doutorado em Semiótica e História Literária, pela universidade “La Sapienza” de Roma. Nas suas pesquisas tem-se dedicado sobretudo à recuperação e à interpretação da memória artístico-literária portuguesa e brasileira através da história das instituições e do estudo em chave filológica e lingüístico-literária de textos dispersos em bibliotecas e arquivos.
Algumas publicações: Censores de pincenè e gravata: dois momentos da censura teatral no Brasil, Codecri, Rio de Janeiro, 1981; Tradição e invenção: a semiótica literária italiana, Ática, São Paulo, 1993; A. Vieira, Sermão da Sexagésima, com uma rara versão italiana de 1668, edição, introdução e notas, Senado Federal, Brasília, 1997; A. Vieira, Sermões italianos, edição, introdução e notas, Sette Città, Viterbo, 1998; A. Vieira, As lágrimas de Heráclito, edição, introdução e notas, Ed. 34, São Paulo, 2001; Da palavra ao texto, estudos lingüísticos, filológicos, literários, Sette Città, Viterbo, 2004; Machado de Assis: dal “Morro do Livramento” alla Città delle Lettere, Viterbo, Sette Città, 2006.
Assuntos relacionados:
400 anos de Padre Antônio Vieira (mesa-redonda)
Programação Cultural
14/8/2008
14/08/2008 - Atualizada em 13/08/2008