DA REDAÇÃO
Os bairros de Icaraí e Pendotiba serão, amanhã e sexta, palco de um dos maiores sucessos da TV e do Cinema, O Auto da Compadecida, que será exibido pelo projeto municipal Tela Niterói.
A partir das 20h, os moradores da cidade poderão conferir a saga de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton MeIlo), dois nordestinos sem rumo, que aprontam poucas e boas para arrumar algum dinheiro. Virgínia Cavendish, Paulo Goulart, Aramis Trindade, Marco Nanini, Luís Melo, Maurício Gonçalves e Fernanda Montenegro, também fazem parte da obra onde todos os personagens se encontram afinal, no Tribunal das AImas.
O Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto e escrita em três atos, por Ariano Suassuna, em 1955. É uma comédia do tipo sacramental, que dá enfoque a problemas e situações peculiares da cultura do Nordeste do Brasil. Nesse contexto, são inseridos elementos da literatura de cordel, com traços do barroco católico brasileiro, cultura popular e religiosa.
As exibições gratuitas do filme acontecem amanhã na estrada Caetano Monteiro, em frente ao nº 800, no Largo da Batalha e sexta no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, em lcaraí.
Jornal do Brasil (RJ) 16/1/2008
15/01/2008 - Atualizada em 15/01/2008