Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > 6º Ciclo de Conferências abordou "O imaginário brasileiro na música popular"

6º Ciclo de Conferências abordou "O imaginário brasileiro na música popular"

 

A reformulação das relações de trabalho, as novas formas de organização familiar e a redefinição de papéis sexuais ocorridas na primeira metade do século passado, inspiraram de forma maciça a música popular brasileira. Sob a coordenação da acadêmica Ana Maria Machado, a sexta edição do Ciclo de Conferências 2007, ocorrida na última terça-feira (21), trouxe o antropólogo Ruben Oliven para discutir o tema O imaginário brasileiro na música popular.

Professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Oliven abordou a exaltação da malandragem, a figura da mulher e a importância do dinheiro dentro das canções das décadas de 30 e 40.

O imaginário brasileiro na música popular teve entrada franca e encontra-se disponível em vídeo e fotografia para consulta no Arquivo da ABL.

 

Conheça o conferencista:

Ruben Oliven

Doutor pela Universidade de Londres, é professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2000-2002) e atualmente é presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

Entre suas publicações está "A Parte e o Todo: a diversidade cultural no Brasil-nação" (Editora Vozes) agraciada com o Prêmio Melhor Obra Científica do Ano concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais e traduzida para o inglês e o espanhol.

Foi professor visitante em universidades latino-americanas, norte-americanas e européias, entre elas a Universidade de Londres, a Universidade de Paris e a Universidade da Califórnia. Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes por sua contribuição ao estudo da Cultura Brasileira. É membro da Academia Brasileira de Ciências.

21/08/2007 - Atualizada em 20/08/2007