Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Brasil, brasis" apresentou "Vida com hora marcada: a natureza desafiada"

"Brasil, brasis" apresentou "Vida com hora marcada: a natureza desafiada"

 

A tecnologia em avanço desafia as leis naturais alcançando novos parâmetros em relação à longevidade, saúde e juventude. O que muda no plano da própria medicina, da filosofia e da ética? Baseada nesse olhar humanístico, a Academia Brasileira de Letras promoveu na última quinta-feira o terceiro Seminário Brasil, brasis deste ano com o tema Vida com hora marcada: a natureza desafiada.

Na busca de explicações de caráter ético, filosófico e literário, os acadêmicos Ivo Pitanguy e Candido Mendes estiveram juntos com os médicos Drauzio Varella, Paulo Niemeyer Filho, Raul Cutait e Renato Kovach no debate que apresentou uma visão além da científica e tecnológica.

O Seminário Brasil, brasis "Vida com hora marcada: a natureza desafiada" teve entrada franca e transmissão ao vivo pelo portal da ABL.

 

Conheça os debatedores:

Drauzio Varella

É médico cancerologista, formado pela USP. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de imunologia do Hospital do Câncer (SP). Deu aulas em várias faculdades do Brasil e em instituições do exterior como o Memorial Hospital de Nova York, a Cleveland Clinic (EUA), o Instituto Karolinska de Estocolmo, a Universidade de Hiroshima e o National Cancer Institute de Tóquio.

Um dos pioneiros no tratamento da AIDS, em 1986, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS e na Rede Globo, participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros e combate ao tabagismo exibidas no Fantástico.

Atualmente dirige no Rio Negro um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos.

Livros publicados:

- Estação Carandiru, Prêmio Jabuti de 2000;

- Macacos, parte da série Folha Explica;

- Florestas do Rio Negro, Coordenou a elaboração do livro que reúne trabalhos de vários colaboradores sobre a biodiversidade botânica da região amazônica e foi indicado para o Prêmio Jabuti em 2002;

- Maré - vida na favela, em co-autoria com Paola Berenstein e Ivaldo Bertazzo;

- Por um fio, em 2004;

- Borboletas da Alma, 2006.

 

Paulo Niemeyer Filho

Professor Titular de Neurocirurgia da Escola Médica de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro;

Diretor do Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro;

Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

 

Raul Cutait

Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo;

Membro da Academia Nacional de Medicina;

Presidente do IDS - Instituto para o Desenvolvimento da Saúde;

Ex-Fellow do Memorial Sloan Kettering Cancer Center;

Ex-Diretor Geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês;

Cirurgião do Aparelho Digestivo e Coloprocto;

Ex-secretário da Saúde do Município de São Paulo.

 

Renato Kovach

Graduado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Residência em Clínica Médica no Atlantic City Hospital e na Georgetown University Hospital. Bolsista do CNPq na Georgetown University Medical Center. Fellow em Nefrologia no National Institute of Health e na Georgetown University. Fellow e mestrado em Cardiologia na Georgetown University. Membro da New York Academy of Sciences. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Médico do staff e professor de pós-graduação do Hospital Adventista Silvestre. Com trabalhos publicados no Brasil e no exterior, participou de conferências, mesas-redondas e congressos sobre Medicina, Bioética e Tanatologia.

24/05/2007 - Atualizada em 23/05/2007