O populismo nos Estados Unidos é tema da palestra na ABL do professor Sebastião Velasco, na terceira conferência do ciclo ‘Os novos populismos’
Publicada em 13/09/2017
A Academia Brasileira de Letras encerrou seu ciclo de conferências do mês de setembro de 2017, intitulado Os novos populismos, com palestra do Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, sexto ocupante da Cadeira 5 da ABL, que falou sobre o tema “Povo e política no Brasil”.
A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017.
Foram fornecidos certificados de frequência.
José Murilo de Carvalho explicou que a conferência “analisou a rápida inclusão do povo no processo eleitoral, a partir de 1945, e a importância desse fato para o surgimento do fenômeno chamado populismo. Apontou as diferentes concepções de populismo ao longo das décadas de 1950 e 1960 e terminou com uma indagação sobre a pertinência de seu uso nos dias de hoje”.
Saiba mais
Historiador, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Letras, nascido em Andrelândia (MG), José Murilo de Carvalho fez sua graduação em Sociologia e Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é Ph.D pela Universidade de Stanford.
Atuou como professor visitante e pesquisador em diversas universidades estrangeiras, como Oxford, Leiden, Londres, Stanford e Princeton. É autor de vasta produção de artigos e crônicas publicados em jornais e revistas, no Brasil e exterior, e de livros, como Os bestializados (1987), Pontos e bordados (1998), A formação das almas – o imaginário da República no Brasil (1990), Cidadania no Brasil: o longo caminho (2001) e Dom Pedro II (2007).
20/09/2017Publicada em 13/09/2017