O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, tomou posse da Cadeira nº 14 da Academia Brasileira de Letras na noite do dia 1º/12. Em seu dircurso, o jurista se proclamou um "intelectual militante e observador participante", e ainda acrescentou “Isto requer uma cultura livre. Não tolhida por impedimentos materiais e políticos. Exige espírito crítico, para não transformar a palavra em precária sapiência profética; empenho na veracidade, para resistir à mentira e ao engano e vocação de probidade, no rigor do método e na seriedade que deve preceder o criar, o julgar e a tomada de posição”.
<
Lafer foi eleito em 21 de julho deste ano e recebido pelo acadêmico Alberto Venancio Filho. Segundo o presidente da Academia, Marcos Vilaça, "A ABL encontra, no sucessor de Miguel Reale, a continuidade de uma tradição de grandes mestres".
Além de professor-titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP, Celso Lafer é membro da Corte Permanente de Arbitragem Internacional de Haia e pertence também à Academia Brasileira de Ciências.
03/12/2006 - Atualizada em 03/12/2006