Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Eventos > Exposição: "José Sarney: o poeta e o defensor da liberdade"

Exposição: "José Sarney: o poeta e o defensor da liberdade"

Sobre: 

 

O poeta e o defensor da liberdade - Exposição na Academia Brasileira de Letras comemora os 70 anos de José Sarney 

 "A política foi o destino, a literatura é a vocação. Escrever é uma compulsão. Tem uma certa relação com a arte de Deus por causa da arte da criação. Deus, quando criou o mundo, o criou com leis físicas. E o escritor viola todas essas leis para criar um mundo imaginário, que é eterno e não se modifica".

José Sarney

 Academia Brasileira de Letras e a Fundação José Sarney inauguraram no dia 21 de setembro de 2000, às 17h, na Galeria do Centro Cultural da ABL, a exposição José Sarney - O Poeta e o Defensor da Liberdade, comemorativa dos 70 anos de José Sarney.

   
     

A exposição foi concebida, segundo o perfil das exposições fotobiográficas da Academia Brasileira de Letras, para o Memorial Sarney, no Convento das Mercês, em São Luís do Maranhão, onde foi montada no avarandado ao redor do pátio central. Itinerante pelo Brasil, a exposição que foi inaugurada em abril deste ano em São Luís, seguiu para Macapá, e depois Rio de Janeiro (ABL), lá ficando até o dia 18 de outubro. Depois, seguiu para o interior do Maranhão.

 

O Poeta e o Defensor da Liberdade é uma alcunha criada por Octavio Paz, Prêmio Nobel de Literatura, e representa as duas áreas que o senador José Sarney se dedicou ao longo de sua vida: a política e a literatura.

José Sarney - O Poeta e o Defensor da Liberdade é composta por 44 painéis fotográficos, nas dimensões de 100X120cm; vídeos, livros e galhardetes com poemas. Os painéis falam de lembranças, afetos, escritos, homenagens e da trajetória linear do mais antigo congressista do Brasil, rumo à Presidência. "José Sarney é político, por um lado, e escritor, por outro. Sempre obedeceu a um código pessoal que esplendidamente a explica. Sem precipitações, sem rancores, sem excessos, sempre obedecendo ao seu código pessoal, como se tivesse por escopo transformar a própria vida em biografia coerente", explica o escritor e Acadêmico Josué Montello. 

A exposição O Poeta e o Defensor da Liberdade, que inaugurou na quinta-feira, dia 21 de setembro, COM ENTRADA FRANCA, permaneceu na Galeria do Centro Cultural da ABL até 18 de outubro, sempre aberta ao público, das 13 às 18 horas.

Curadoria, concepção e projeto gráfico: Stela Kaz
Documentação iconográfica: Orlando Britto
Revisão: Luzia Ferreira de Souza
Fotografias: Claudio Versiani, Jorge Rosenberg, Luiz Dantas, João Ramid, Antônio Ribeiro, Fernando Pimentel, Rubens Barbosa, Flávio Ciro, Renato de Souza e Orlando Britto. (As fotografias pertencem ao acervo da Fundação José Sarney).

Supervisão técnica do Centro de Memória da Academia Brasileira de Letras
Coordenadora executiva: Maria Eugenia Stein
Museólogo: Luiz Anselmo Maciel Filho 

Exposição: José Sarney - O Poeta e o Defensor da Liberdade - comemorativa dos 70 anos de José Sarney. Composta por 44 painéis fotográficos, nas dimensões de 100X120cm; vídeos, livros e galhardetes com poemas. Os painéis falam de lembranças, afetos, escritos, homenagens e da trajetória linear do mais antigo congressista do Brasil, rumo à Presidência.

Inauguração: dia 21 de setembro de 2000, quinta-feira, às 17h
Período: 22 de setembro a 18 de outubro de 2000
De segunda a sexta-feira, das 13 às 18horas
Local: Galeria do Centro Cultural - 1ºandar
Academia Brasileira de Letras
Av. Presidente Wilson, 203 - Castelo - RJ
Tel.:(21) - 524-8230