Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • O novo romance

    Tribuna Online, em 26/09/2021

    Quantas vezes a crítica contemporânea fala da morte do romance, como tantas vezes já ouvi falar sobre a morte da poesia e houve um instante que um notável ensaísta japonês previu o fim da história.

    Tudo isso soa estranho, diante da capacidade de cada verdadeiro poeta criar a poesia e cada verdadeiro romancista dar nova versão do romance e mesmo a história, segundo Paul Valéry, é sempre a mesma. A história cansa, como a criação.

  • Os Vivos

    Tribuna Online, em 19/09/2021

    “O homem deve ser destruído de novo” – a frase do grande Goethe nos deixa perplexos. Ou “a funda dos homens”- para o Poeta francês Michaux.

    Nem uma coisa, nem outra. Porque já não bastam as coisas que oprimem o homem, sejam as forças econômicas na recessão ou sob o império do capital, sejam as forças da natureza na peste, nos terremotos, tempestades, ou desastres.

  • Horta feliz dos versos

    Tribuna Online, em 12/09/2021

    Escreveu o grande Poeta Paul Valéry, que “o melhor do novo é que responde um desejo antigo”. Todos criamos numa tradição.

    Assim, toda ruptura se estabelece sobre as ruínas do velho, é uma horta nova com o esterco antigo. E dele, hão de nascer flores e hortaliças. Com a chuva a visitar a horta, ou com seu regar diário, laborioso. E é como brota o poema.

  • A Idade da Pedra Lascada

    Tribuna Online, em 29/08/2021

    Estamos, estranhamente, voltando à Idade da Pedra Lascada e ao Pithecantropus Erectus. Mas ao avesso, em robôs e na técnica que supre o trabalho do homem.

    Desde a burocracia que nos assoma para o cadastramento de emprego ou de alma, o derruído agendamento (sempre ocupado telefonicamente) nas aposentadorias ou Detran, o aumento ardoroso dos preços de remédios e supermercados, a fome nos aviões, substituída por água, a conselho da Anvisa, quando os tripulantes se fartam no fundo das aeronaves (será preciso um seguro contra a fome, leitores, quando os voos crescem e ela continua?) Mais.

  • Interpretação

    Tribuna Online, em 15/08/2021

    O que é da razão ou da criação humana se interpreta. O que é de Deus, é revelado. Mas sempre há um mistério Nele, que é encoberto.

  • Bem-aventurados

    Tribuna Online, em 04/07/2021

    Salienta Jonathan Swift, o genial autor de “Aventuras de Gulliver”, que são “bem-aventurados os que nada esperam, porque não ficarão decepcionados”.

  • A certeza humana

    Tribuna Online, em 27/06/2021

    A razão humana, muitas vezes, toma tão forte certeza, que não carece de ouvir ninguém mais. E por que ouvir, se a razão determina e rege, com a segurança de que nada mais a abalará. 

  • Sem paredes

    Tribuna Online, em 24/05/2021

    Mia Couto, o grande escritor africano, num de seus livros, conta que , quando Ho Chi Minh saiu da prisão e lhe perguntaram como conseguiu escrever versos tão cheios de ternura numa prisão tão desumana, ele respondeu: “Eu desvalorizei as paredes. Essa lição se converteu assim na minha conduta”, explicava.