Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Paulo Guedes se aproveita da pandemia para tentar passar a CPMF

Paulo Guedes se aproveita da pandemia para tentar passar a CPMF

 

Paulo Guedes se aproveita da pandemia para tentar passar a CPMF. O objetivo é nobre: financiar a Renda Brasil e a desoneração da folha de salários. Mas o instrumento é equivocado. Tem melhores alternativas. Bernard Appy corretamente argumenta que uma boa reforma do imposto de renda acompanhada de revisão de subsídios, incentivos e transferências pode gerar os recursos necessários.
Para isso, é preciso confrontar privilégios, o que tem custos políticos. A CPMF de Guedes parece atentar contra ninguém – uma taxa pequeninha sobre uma base tributária enorme produz uma montanha de dinheiro. Mas é uma ilusão. Ao taxar transações, mesmo quando não geram rendimentos, a CPMF sufoca a atividade econômica.
O debate faz lembrar o pacote tributário do final de 1986, contraposto à proposta de Sayad de aumentar os impostos sobre a renda. João Manuel, então assessor do Ministro da Fazenda, arguia que o aumento da tributação sobre produtos passaria despercebido desde que expurgado dos índices de inflação. Mas o que o pacote conhecido como manuelaço fez foi explodir o plano Cruzado e com ele toda equipe econômica".

O Globo, 31/07/2020