Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Os quepes pelos coturnos

Os quepes pelos coturnos

 

Woody Allen contou certa vez que a Revolução Russa, que já era para ter acontecido desde o encouraçado Potenkim, em 1905, só se realizou, em 1917, depois que os bolcheviques descobriram que o czar e o tzar eram a mesma pessoa. É no que dá depender de siglas e abreviaturas para definir alguém ou alguma função.

Os militares, por exemplo, abusam desses recursos em suas comunicações, seja por cacoete profissional ou para manter suas intenções a salvo de paisanos enxeridos. Foi o que pode ter se voltado contra eles na sua mais recente tentativa de golpe de Estado. Usaram tantas abreviaturas e siglas em tantas trocas de comunicados que acabaram metendo os quepes pelos coturnos e o golpe lhes saiu pela culatra.

A ideia era manter o PR [Bolsonaro, presidente da República] no poder através de uma GLO [Garantia da Lei e da Ordem] armada pelas FEEs [Forças Especiais do Exército, vulgo kids pretos], com a colaboração do BAC [Batalhão de Ações e Comando] e do CopEsp [Comando de Operações Especiais]. O start seria dado por uma CCEOSAEB [Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro], assinada por 36 gens, altes e TBs [generais, almirantes e tenentes-brigadeiros] e acoplada à OpPsico [Operação Psicológica] a cargo do 1º Bop Psc [1º Batalhão de Operações Psicológicas].

As informações seriam fornecidas pelo CIE [Centro de Informações do Exército] e pela Abin [Agência Brasileira de Inteligência], a partir do RESEVMD [Relatório do Sistema Eletrônico de Votação do Ministério da Defesa], justificando a Operação 142 [uma distorção do artigo 142 da Constituição]. A articulação seria da SGP [Secretaria-Geral da Presidência] e o governo seria entregue ao GIGC [Gabinete Institucional de Gestão da Crise], comandado pelo chefe do GSI [Gabinete de Segurança Institucional] Augusto Heleno e pelo VP [vice-presidente Braga Netto].

O PVA [Punhal Verde Amarelo] parecia um plano perfeito. O que faltou? Uma leitura mais atenta do GLTEPUNE [Glossário de Termos e Expressões Para Uso no Exército] e combinar com o fdp do GFG [general Freire Gomes].

Folha de São Paulo, 05/12/2024