Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O revolucionário caravaggio

O revolucionário caravaggio

 

Michelângelo Caravaggio nasceu na cidade do mesmo nome em 1571, Itália e faleceu em Porto Ercole, no ano de 1610.Revolucionou a pintura com uso de contrastes, entre luz e sombra, com alta dramaticidade, criando quadros que se destacam por lances de brutalidade ou cenas de sangue. Com uma abordagem reflexiva, ora de ódio, ora de terror, ora de culpa, cercado de uma violência que não se amenizava entre o escuro e o rubro, sendo contraditoriamente, com a paixão, um zeloso defensor da Contrareforma.


Era um temperamento instável, bebedor inveterado, belicoso, habitual de tavernas, com dívidas, amizades dúbias, prisões. Assassinou um homem em duelo, vivendo escandalosamente.Morreu obscuro , sem saber que havia sido perdoado por seu crime. O gênio nele era maior do que a vida, as intempéries, as ironias e absurdos do Destino.  A cor nele talvez viesse de seu sangue nos quadros, que o tornaram célebre, como A cabeça da Medusa, ou Baco, companheiro de bebedice, ou A decapitação de São João Batista. Toda a sua obra foi, num sentido ou noutro, o desvelamento de sua existência desafortunada.


Pesquisadores agora, numa Igreja de Porto Ercole, descobriram os seus ossos, tendo sido sepultado, ocultamente, talvez para encobrir a herança de suas telas. E muito é especulado sobre a forma com que morreu. Uns dizem que de febre, quando em viagem, outros alegam que foi assassinado. Todavia, comemorando  400  anosde sua morte, o povo de Ercole prepara-lhe suntuoso enterro – não mais anônimo – glorioso.


 Diário da manhã  (GO), 29/9/2010