Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O caso Maria Bethânia

O caso Maria Bethânia

 

Maria Bethânia é um grande nome de nossa música popular, não apenas pela voz, mas também pela sábia pronúncia das letras. E mais, pelo senso poético.

E agora foi criada uma verdadeira controvérsia, com a  aprovação de captação pela Lei Rouanet, de R$ 1,3 milhão para blog, com vídeos, objetivando a recitação de poesia.

Ora, o objetivo é dos mais inteligentes, e se há no Brasil falta, neste momento, é a iniciativa feliz de o poema ser divulgado por quem sabe, como poucos, concretizá-lo. Sim, nós precisamos de poesia.

E se há uma crítica a ser feita, não é  a uma grande artista que está utilizando o apoio do Estado, que é seu direito, sem tirar o lugar de ninguém.

Se há crítica é para a Lei que tende a ser reformada,tendo já aprovação da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

E se pensarmos melhor, nem à lei, porque deve ser incentivado todo o que se interessar pelo maior conhecimento de nossa literatura, através de seus poemas.

O que Maria Bethânia está fazendo é legal e moral. Digo além: é projeto valioso que não devia ser objeto de tantas controvérsias. Considerando que a captação de empresas e pessoas físicas que assumam o empreendimento é da responsabilidade dela.

E não é o primeiro caso. O grupo canadense "Cirque de Soleil" realizou temporada no Brasil com ingresso no valor de até R$ 370,00 no ano de 2006 e ninguém se manifestou.

Há vários exemplos, em que o Ministério da Cultura, pelo CNIC, autoriza a captação e não é alcançado o patrocínio de firma interessada, caindo tudo no vazio.

Cada artista sabe onde lhe aperta o sapato e não há porque não pedir um apoio que a Lei Rouanet fornece.

Portanto, que Maria Bethânia recite cada vez mais poemas para o encantamento de todos. Estarei entre os que terão o privilégio de escutá-la. Dizia, com razão, Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se  a alma não é pequena!"

Diário da Manhã (GO), 22/3/2011